Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Depois de reunião com Pacheco, Zema se reunirá com Haddad nesta quarta (22)

Encontro com ministro da Fazenda está marcado para 16h

O governador Romeu Zema (Novo) se reunirá, nesta quarta (22), às 16h, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O encontro será após a reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite (MDB), para discutir a proposta alternativa para renegociação da dívida de R$ 160 bilhões do estado com a União.

Além da federalização de estatais, o projeto entregue por Pacheco, na última terça-feira (21), ao presidente Lula (PT), prevê um encontro de contas em que Minas possa usar créditos para abater da dívida de R$ 160 bilhões com a União. Uma das possibilidades é repassar a indenização do acordo de Mariana para que o governo federal faça a execução dos recursos em Minas.

A reunião com Haddad, que ainda deve entrar na agenda oficial do ministro, terá a participação do secretário da Fazenda de Minas, Gustavo Barbosa, e do vice-governador Mateus Simões. O projeto de Pacheco, que pode se transformar em um Projeto de Lei Complementar para renegociar dívidas de outros estados, será analisado pelo ministério.

O governador defende que o Regime de Recuperação Fiscal seja aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas, mas, para Pacheco, a proposta alternativa substituiu a RRF. Na reunião desta quarta-feira (22), parlamentares e Executivo aguardam uma resposta de Zema para a proposta de Pacheco.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e também diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais