Ouvindo...

Lula prestigia Silveira e vai ao Ministério discutir política energética e mistura do Diesel

Um dos principais temas da pauta é o possível aumento do percentual obrigatório de biodiesel no diesel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, às 10h da manhã, da primeira reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) do atual governo, no Ministério de Minas e Energia. O órgão, que assessora o presidente da República na formulação da política energética do país, é presidido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

Entre integrantes do Governo, a visita de Lula ao Ministério é considerada um sinal de prestígio ao único integrante mineiro do primeiro escalão. A coluna apurou que um dos principais temas da pauta é o possível aumento do percentual obrigatório de biodiesel acrescido ao diesel.

Atualmente ele é de 10%, abaixo do percentual estabelecido pela Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).

A redução do percentual do biodiesel foi uma das medidas adotadas pelo Governo Bolsonaro para baixar o preço do diesel, um ano antes da eleição, contrariando a política nacional de Biocombustíveis. Com a guerra na Ucrânia, o preço do óleo de soja, que é a principal matéria prima do biodiesel, disparou.

Pela política do RenovaBio, o percentual de mistura deveria ter sido de 14% desde março de 2022 e ter passado a 15% em março deste ano. A expectativa é de que na reunião seja feito um cronograma para a recomposição desse percentual.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais