Ouvindo...

Com MDB no comando do Ministério das Cidades, Newtinho quer ser interlocutor da política habitacional em Minas

A informação de bastidores é que o deputado mineiro tratou da questão com o ministro Jader Filho (MDB) e pode virar uma espécie de “Embaixador da Habitação” em Minas Gerais

De olho na turbinada que o governo federal planeja para a política habitacional, com a publicação de uma Medida Provisória recriando, nos próximos dias, o “Minha Casa Minha Vida”, o deputado federal mineiro Newton Cardoso Júnior, presidente do MDB estadual, mira o protagonismo na área.

O investimento do governo federal na habitação pode chegar a R$10 bilhões em 2023, inclusive para a população de baixa renda que, segundo fontes do setor, não foram contempladas na gestão passada, que destinou R$4bi para a área em 4 anos. Uma das fontes da coluna disse que o objetivo de Newton Cardoso Júnior é conduzir o projeto em Minas junto aos prefeitos e ao governo do Estado.

Procurado pela coluna, Newtinho desconversou sobre “buscar protagonismo”, mas confirmou que teve a reunião com o ministro e que tem planos para habitação e malha viária. “O projeto (Minha Casa, Minha Vida) voltará. Temos que defender os municípios menores, com até 50 mil habitantes, que são fundamentais para gestão habitacional no país, em especial em Minas. Também me preocupa a situação das rodovias, ainda hoje vou me reunir com o ministro da Infraestrutura, Renan Filho (MDB), pra tratar da questão”, afirmou o emedebista.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.