Um estudo da Fundação Ipead, encomendado pela Amig Brasil, revelou que o custo de vida em municípios com mineração é mais alto e impacta praticamente todos os grupos de consumo. Em Mariana, os preços são 9,4% maiores que em João Monlevade; em Conceição do Mato Dentro, 6,3% acima de Extrema; e em Parauapebas, no Pará, 10,2% acima dos valores de Belém.
Mineiros querem mudar de casa mesmo após quitar imóvel
Em Belo Horizonte, 73% dos moradores que possuem casa própria já quitaram o imóvel e 70% dizem estar satisfeitos com a moradia. Apesar disso, 47% afirmam que pretendem se mudar nos próximos anos, segundo pesquisa do QuintoAndar com a Ipsos. O desejo de troca está ligado tanto à busca por imóveis melhores quanto ao interesse em investimento: 21% planejam comprar para aplicar recursos.
Clubes de BH suspendem destilados por risco de metanol
O Minas Tênis Clube e o Pampulha Iate Clube suspenderam temporariamente a venda de bebidas destiladas em bares e restaurantes internos, como forma de prevenção diante do avanço dos casos de intoxicação por metanol no Brasil. A medida segue tendência de clubes em São Paulo e visa proteger associados contra riscos de bebidas adulteradas. O setor de bebidas, no entanto, critica a decisão, alegando que pode gerar desconfiança em produtos regulamentados.