Ouvindo...

Temendo inquérito, PL e aliados de Bolsonaro farão silêncio no 8 de janeiro

Presidente Lula planeja ato em defesa de democracia em Brasília

Invasão dos três poderes em 8 de janeiro de 2023

Integrantes do Partido Liberal e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devem ficar em silêncio no 8 de janeiro. O ato que estaria sendo planejado em São Paulo não está confirmado.

Segundo interlocutores do ex-presidente, há um temor na base de Bolsonaro de que qualquer manifestação possa soar como provocação à justiça. O Procurador Geral da Justiça, Paulo Gonet, está trabalhando durante o recesso do judiciário. Lideranças da esquerda e da d ireita acreditam que ele esteja trabalhando para oferecer denúncia contra Bolsonaro e outros investigados por tentativa de golpe, roubo de jóias e falsificação do cartão de vacina.

Muitos acreditam que as denúncias possam ser feitas paralemente ao ato que Lula está organizando para o 8 de janeiro. No entanto, Gonet disse à deputados da chamada CPMI do Golpe que as denúncias devem ser oferecidas até fevereiro.

Lideranças bolsonaristas acreditam que o ex-presidente possa ser preso a qualquer momento.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.