*Baku (Azerbaijão) – O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), defendeu nesta terça-feira (12) que os prefeitos que se sentiram prejudicados com a repactuação do acordo de Mariana sigam com a
Pelos termos do acordo assinado em outubro, os recursos serão destinados apenas aos
“Eu fui favorável a contemplar todos os municípios mineiros, porque na época em que teve a tragédia da Samarco em Mariana, a arrecadação do Estado caiu e todos os municípios foram prejudicados via repasse de ICMS, via repasse do governo do Estado. Então, eu considero correto”, declarou Zema em entrevista à Itatiaia.
Ele está em Baku, no Azerbaijão, onde participa da COP 29, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.
O governador mineiro avaliou, no entanto, que não vê chances de um resultado favorável aos prefeitos na justiça inglesa, uma vez que já houve resolução para o caso no Brasil.
“Eu que sou leigo em questões jurídicas, vejo que uma ação já julgada no Brasil com certeza vai pesar para que uma ação lá fora não prospere, porque os réus vão alegar que já foram condenados, que já assinaram um acordo no Brasil. Mas se alguém vir que há essa oportunidade, que leve adiante”, defendeu.
Zema ressaltou ainda que apesar de o acordo não contemplar todos os municípios mineiros,