Ouvindo...

Viana afirma que haverá intervenção nacional do Podemos pra manter Kika como vice

Segundo o senador, Renata Rosa, que teve o nome registrado no TRE como vice, não pode ocupar o lugar na chapa porque é ‘irmã da Chefe de Gabinete’ de Nely Aquino

O senador Carlos Viana (Podemos) disse à Itatiaia que Kika Baile da Serra (Podemos) será mantida como vice na chapa dele, embora o nome registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) tenha sido o de Renata Rosa (Podemos). Viana afirmou que a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, está alinhada com ele e que haverá intervenção da executiva para fazer a mudança junto à justiça eleitoral.

Intervenção

“Eu tenho conversado muito com a Renata Abreu, que é a presidente (nacional) do Podemos. Ela concorda comigo de que a decisão final sobre a vice tem que sair da minha parte, está alinhada. Nós estamos tentando conversar, dialogar com a deputada (Nely Aquino) com o grupo. Infelizmente não temos tido sucesso e uma decisão, uma intervenção do diretório nacional é legal, é permitida por lei e será feita para que a gente possa dar sequência na candidatura”, afirmou o senador.

Parentesco

Segundo Viana, o motivo de ele não aceitar o nome de Renata Rosa como vice está ligado a uma questão de princípios e protege a chapa de possíveis questionamentos na justiça. “A decisão sobre a vice em minha candidatura é minha. É uma questão de confiança. Eu abri para discutirmos com o grupo, me foi apresentado o nome da Renata Rosa, que num primeiro momento abracei, tem uma história muito bonita, mas quando eu tive a certeza, a informação chegou e foi confirmada de que ela é irmã da chefe de gabinete da deputada Nely Aquino, a presidente do Podemos, não havia como dar continuidade a esse acordo, porque imediatamente as pessoas começaram a perguntar se eu não teria medo de ser cassado, uma vez que eu teria na prefeitura uma pessoa que não está alinhada ao meu grupo, ao pensamento que eu tenho sobre questões políticas”, explicou.

Intransigência

O Senador admitiu que há um impasse entre ele e a presidência estadual do partido. “Isso para mim é muito sério e há uma intransigência muito grande da parte da Nely Aquino, da deputada, em manter a candidatura de uma parente do grupo”, acrescentou.

Viana disse que espera uma decisão ainda nesta segunda-feira (12). Aquino preferiu não comentar o assunto. A Itatiaia procurou, Renata Abreu, presidente nacional da legenda, e aguarda resposta.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais