Valdir Barbosa | O cultivo da ‘cannabis’ deve ser o próximo setor do agronegócio

Diretoria da Anvisa já tem o texto com todas as regras do cultivo e industrialização para a reunião de aprovação nesta quarta-feira

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve regulamentar texto de plantio da ‘Cannabis’

Amigas e amigos do Agro!

As regras que vão disciplinar o cultivo da cannabis em fazendas agropecuárias já estão no texto que vai ser votado nesta quarta-feira (27) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A liberação para o plantio da cannabis com finalidade medicinal e farmacêutica será votada pela diretoria da Anvisa e ao que tudo indica terá aprovação unânime.

O cultivo vai obedecer três resoluções que foram decididas pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), com posterior criação de regramentos pela Anvisa.

As resoluções são: norma de produção, norma de pesquisa e norma específica para associação de pacientes.

A norma de produção proíbe grãos ou fibras. Permitido o cultivo para fins comerciais com a finalidade exclusiva para a medicina e farmácia.

O teor de THC da cannabis, que determina o efeito psicotrópico, não poderá ultrapassar a 0,3%. Acima desse percentual é proibido.

Somente poderão cultivar as pessoas jurídicas, ou seja com CNJPJ. A autorização ficará a cargo da Anvisa, que será responsável pelo cumprimento de várias normas.

O local do cultivo será rastreado com todo o controle de segurança, georreferenciamento e registros fotográficos.

O volume produzido não poderá ultrapassar ao volume que consta do contrato entre o produtor com a empresa compradora, no caso a farmácia que vai industrializá-lo.

Somente as espécies de cannabis registradas no Ministério da Agricultura poderão ser cultivadas.

Os lotes da produção serão analisados antes da comercialização por laboratórios credenciados.

Itatiaia agro, Valdir Barbosa.

Leia também

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...