Ouvindo...

Coligação troca vice de Carlos Viana na corrida pela PBH

Representantes do Podemos, PMN, DC e PRTB elegeram Renata Rosa por unanimidade. Fred Aisc (DC), indicado por Viana, está fora da disputa

A coligação (Podemos, DC, PRTB e PMN) responsável pela candidatura do senador Carlos Viana (Podemos) à prefeitura de Belo Horizonte decidiu trocar o vice escolhido pelo parlamentar. Os representantes dos partidos escolheram, por unanimidade, o nome de Renata Rosa. Com isso, Fred Aisc, indicado por Viana está fora da disputa.

Candidatura feminina
Na convenção do Podemos, no último do domingo, correligionários do senador, apresentaram o nome de Renata. Além de considerar que como mulher, negra e cadeirante, ele representa uma parcela importante da população e do eleitorado, o Podemos também está focado no uso dos recursos destinados para candidaturas femininas. Como Viana insistiu em manter Aisc, a decisão foi delegada à executiva municipal.

Inclusão
Renata Rosa Viana é Belo-Horizontina, moradora do bairro Piratininga e tem 49 anos. Formada em ciências contábeis, atua desde 2002 na causa da proteção dos direitos das pessoas com deficiência, ano em que sofreu um acidente que a deixou paraplegica. Renata é mãe de três filhos, avó e divorciada, segundo ela, em razão da condição da deficiência. Em 2015 participou, em Brasília, da Comissão que elaborou o Estatuto da Pessoa com Deficiência, lei federal nº 13.146/2015. Atualmente é presidente da Associação de Transporte Fretado do Estado de Minas Gerais AMIFRET e contadora voluntária do Projeto Rumo Certo, Organização não Governamental e filantrópica que atua em Belo Horizonte em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade, entidade que esteve a frente por mais de 13 anos como presidente.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais