Ouvindo...

Podemos quer trocar vice de Viana ‘o mais rápido possível’, mas senador resiste

Senador escolheu o empresário Fred Aisc, mas a legenda quer que a vice seja uma mulher. Um dos motivos é a destinação de recurso para candidaduras femininas

O senador Carlos Viana (Podemos) pode ter que mudar de vice na corrida pela prefeitura de Belo Horizonte. O parlamentar já havia anunciado um nome para compor a chapa, o do empresário Fred Aisc. A equipe de Viana sustenta que Aisc é um quadro qualificado, com experiência em gestão, empreendedorismo e com a trajetória de quem começou na periferia. No entanto, o Podemos tem outros planos.

Candidatura feminina
O partido está pressionando o senador para que ele mude de estratégia. O nome apresentado pelos correligionários é o de Renata Rosa. Além de ser mulher, mãe, negra e cadeirante, o que segundo fontes do partido é uma história de superação e que representa bem a mulher brasileira, a legenda também está pensando nos recursos disponíveis para candidaturas femininas.

Decisão da executiva
O nome dela foi colocado na convenção no último domingo (4), mas Viana manteve posição sobre Fred Aisc. Com isso deixou o partido deixou a questão em aberto e delegou a decisão para a executiva municipal. De toda forma, apesar de o prazo para registro de chapa ser dia 15, “a sigla quer resolver a questão ainda hoje e registrar a ata”, segundo uma das fontes da coluna. Ainda segundo a apuração da coluna, o partido não vai abrir mão da mudança.

A nota conjunta enviada ontem (4) pela coligação diz que serão “dois vices colocados até 15", mas ao que tudo indica a escolha será antecipada.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais