Ouvindo...

Zema pode propor a Pacheco aliança entre Fuad e Luisa para prefeitura de BH

Governador deve tratar do assunto com Pacheco nesta terça (2); objetivo seria incluir o Novo em uma chapa mais competitiva, mas dentro do PSD, há quem diga que a aliança atrapalharia Fuad

Prefeito que tenta a reeleição pode ter na chapa a ex-secretária do governo Zema

Interlocutores do governador Romeu Zema (Novo) cogitam a possibilidade de unir dois ex-tucanos na mesma chapa: Fuad Noman (PSD) e Luisa Barreto (Novo), sendo a candidata novista como vice. A composição seria uma solução para incluir o Novo de forma efetiva na disputa, visto que Luisa tem aparecido nas últimas posições das pesquisas e não conseguiu aliados para a chapa. Poderia ser ainda uma estratégia para anular os extremos, já que a candidatura mais a direita, de Bruno Engler (PL), se mostra bastante competitiva.

O argumento dos propositores é que, para o prefeito Fuad Noman, seria uma oportunidade de atrair votos da centro-direita. A inspiração para a tese, ainda incipiente, seria a aliança editada em 2008 por Aécio Neves (PSDB) e Fernando Pimentel (PT) que se uniram para lançar o ex-prefeito Márcio Lacerda (PSB) com o vice Roberto Carvalho (PT), para isolar o deputado Leonardo Quintão (MDB), também candidato à época.

No entanto, dentro do PSD há resistência, devido à ligação do partido com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Há, inclusive, uma leitura de que a aliança poderia atrapalhar Fuad em um eventual segundo turno e anular o prefeito como potencial candidato nas eleições de 2026.

O assunto, por enquanto, não está na pauta do encontro entre o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD) e o governador Romeu Zema, nesta terça (2), em Brasília. Os dois participam de um almoço, com outros governadores, para discutir a dívida de Minas. O assunto já teria sido adiantado pelo vice-governador Mateus Simões a Pacheco e hoje estaria na pauta entre o senador e Zema. Oficialmente, todos negam que o assunto esteja na mesa.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.