Ouvindo...

Linda Yaccarino será a nova CEO do Twitter

Executiva vem da NBCUniversal: ela estava na empresa desde 2011 e a deixou nesta sexta-feira (12)

Linda Yaccarino deixa a NBCUniversal e se torna CEO do Twitter

Acabou o mistério: Linda Yaccarino, ex-presidente global de publicidade e parcerias da NBCUniversal, foi a escolhida por Elon Musk como nova CEO do Twitter. Na quinta-feira (11), o empresário informou que havia encontrado a executiva que assumiria a função, mas não divulgou seu nome. Nesta sexta-feira (12), veio a confirmação.

Leia também:

Na manhã desta sexta-feira, quando Linda deixou a NBCUniversal, se espalharam rumores de sua chegada ao Twitter. Musk confirmou em seguida. “Tenho o prazer de dar as boas-vindas a Linda Yaccarino como nova CEO do Twitter! @LindaYacc vai se dedicar principalmente às operações de negócios, enquanto eu me concentro em design de produto e novas tecnologias. Ansioso para trabalhar com Linda para transformar esta plataforma no X, o aplicativo de tudo.”

No fim de 2022, Musk perguntou a seus seguidores na plataforma se deveria deixar o cargo de CEO. A enquete veio após críticas à forma como ele administra a rede social. O resultado dos 17,5 milhões de votos apontou que 57,5% gostariam que ele deixasse a função.

O empresário, então, confirmou que deixaria de ser CEO da rede social. “Vou renunciar ao cargo de CEO assim que encontrar alguém tolo o suficiente para aceitá-lo! Depois, apenas comandarei as equipes de software e servidores”, anunciou.

A passagem de Musk pelo principal cargo do Twitter trouxe várias mudanças. A primeira delas foi o desligamento de cerca de 80% da equipe da plataforma. Depois, houve reforço do Twitter Blue, a opção paga do serviço, com a retirada de selos de verificação de contas gratuitas e adição do ícone apenas para assinantes.

Quem é Linda Yaccarino

Linda estava na NBCUniversal desde 2011. Antes, havia passado pela Turner Entertainment, onde foi vice-presidente de vendas e aquisição por quase 20 anos. Segundo o “The Washington Post”, a executiva firmou parcerias com empresas como Apple, Google, Snapchat e BuzzFeed — o equivalente a mais de US$ 100 bilhões em vendas de anúncios.

Em abril, Linda e Musk se encontraram em uma conferência da Associação de Marketing Móvel (Mobile Marketing Association – MMA) realizada em Miami, nos EUA. Eles discutiram o futuro do marketing no Twitter.

A executiva é bem vista pelo setor da publicidade. “Linda demonstrou confiança e inovação ao trazer novos parceiros para a NBCUniversal”, diz Greg Kahn, presidente-executivo da consultoria GK Digital Ventures Media. “O Twitter precisa de credibilidade perante a comunidade publicitária.”

Lou Paskalis, executivo da indústria de publicidade, aponta que Linda seria sua primeira escolha para o cargo. “E minha única escolha, para salvar a plataforma das mãos de seu dono.”