Ouvindo...

Nem o Papa Francisco escapou: pontífice perde selo do Twitter

Perfil de Sua Santidade não tem mais o ícone que garante a legitimidade da conta

Perfil do Papa Francisco no Twitter não tem mais selo de autenticidade

Elon Musk já tinha avisado: os selos de contas verificadas seriam removidos de perfis que não aderissem ao Twitter Blue — o serviço pago da plataforma (no Brasil, a assinatura custa a partir de R$ 42 mensais). O mais novo atingido pela medida é o Papa Francisco. Isso mesmo: Sua Santidade não é mais reconhecida pela rede social.

Leia também:

Antes da chegada de Musk ao Twitter, o ícone azul era obtido a partir de uma avaliação que determinava a autenticidade do perfil. O Twitter tinha cerca de 300 mil usuários verificados, entre atletas, músicos, jornalistas, políticos e outros. A remoção da marca pode causar confusão entre os usuários, uma vez que perfis falsos podem se passar por legítimos.

Além de Francisco, outros já perderam a certificação. Isso inclui nomes como JK Rowling, autora da saga Harry Potter, Cristiano Ronaldo, Jay-Z, Adele, Lady Gaga, Katy Perry, Justin Bieber e Iza, entre outros. Há, ainda, as contas que preferiram pagar o Twitter Blue, como 0Rihanna e Taylor Swift. No Brasil, Felipe Neto, Leo Santana e Joelma são alguns que não têm mais o selo.

O Twitter agora tem ícones de diferentes cores:

  • azul: exclusivo para assinantes do Twitter Blue;

  • cinza: voltado a governos ou políticos filiados a governos;

  • dourado: para empresas notáveis e perfis comerciais.

Usuários vinculados a empresas notáveis que têm selo dourado — como jogadores de futebol e executivos, por exemplo — podem ter um ícone com o logotipo da empresa que direciona à página oficial da companhia na plataforma.

Alguns usuários que ainda mantêm o selo de autenticidade mesmo sem ter pago pela assinatura informam que não aderiram ao Twitter Blue — é possível que ainda leve algum tempo até que todos sejam afetados. É o caso de Owen Williams, desenvolvedor que já passou pelo Google e pelo Spotify. “Por favor, eu pagaria para remover essa vergonha”, diz ele.