Ouvindo...

Twitter troca nome jurídico para X Corp.

Elon Musk mudou, ainda, o domicílio da companhia de Delaware para Nevada

Juridicamente, Twitter agora se chama X Corp.

Mais um mistério provocado por Elon Musk: depois de registrar, em março, a empresa de inteligência artificial X.AI, com sede em Nevada, o empresário mudou o nome do Twitter, Inc. para X Corp. e informou os usuários nesta terça-feira (18). O domicílio jurídico da companhia também teve alteração: foi de Delaware para Nevada, ambos Estados nos EUA.

Leia também:

A mudança de Delaware para Nevada pode estar relacionada às leis locais, que garantem mais discrição e proteção à administração e aos executivos de uma empresa. Musk tem um histórico de empreendimentos em Nevada, como uma das fábricas da Tesla e a empresa de construção de túneis The Boring Company registradas lá. Além disso, litígios em andamento em Delaware não serão transferidos para o novo domicílio.

O comunicado destaca que o serviço continua com o mesmo nome para os usuários. “Para esclarecer, essa não é uma troca de comando e a X Corp. é um sucessor de interesse ao Twitter, Inc.”

Musk parece gostar da letra X: o PayPal, por exemplo, começou com o nome X.com, uma fintech fundada por ele. Não se pode esquecer, ainda, que a empresa de foguetes de Musk se chama SpaceX. E seu primeiro filho com a cantora Grimes, nascido em maio de 2020, tem o nome X Æ A-12. Eles têm explicações diferentes para a pronúncia. “É apenas X, como a letra X. Depois A.I. Como você falaria a letra A e depois a letra I”, diz Grimes.

Coincidência ou não, esse é o nome da mais nova empresa de Musk — que vai ser concorrente da Open AI, criadora do ChatGPT. O empresário explica a pronúncia do nome do filho de outra forma. “É só um X, a letra X. Depois, o Æ, que é pronunciado ‘Ash’, e então o A-12, que é a minha contribuição.” A-12 se refere a Archangel 12, o avião precursor do SR-17.

Antes mesmo de comprar o Twiter, Musk já havia declarado que via a rede social como um acelerador na criação do superapp X — com um ganho de tempo entre 3 e 5 anos. Para analistas, o serviço seria semelhante ao chinês WeChat, que reúne redes sociais, mensageiro e serviços financeiros em um único app.

O WeChat tem monitoramento constante tanto por inteligência artificial quanto por moderadores humanos. Eles são responsáveis por excluir conteúdos indesejados para o Partido Comunista Chinês, como publicações consideradas obscenas e críticas ao governo. Musk, por sua vez, prefere que suas plataformas tenham pouca moderação.

Musk já tem até o domínio para o X: o endereço x.com foi criado em 1999 como banco online e, em 2000, adquirido pelo PayPal. Em 2017, Musk comprou o domínio: ele diz que a marca tem “grande valor sentimental” e pode abrigar seus outros empreendimentos online. Atualmente, o endereço apresenta um fundo branco com um “x” no canto superior esquerdo.