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Facebook e Instagram lideram entre candidatos às eleições 2022

Serviços de mídias sociais são usados para apresentação de propostas políticas

Serviços mais populares entre candidatos são da mesma empresa, a Meta

Em meio à disputa eleitoral de 2022, as redes sociais têm sido um espaço muito utilizado pelos candidatos para se conectar com os eleitores. As plataformas preferidas por eles são o Facebook e o Instagram, que lideram a lista de links enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com 77% dos dados informados.

O Facebook, que tem perdido espaço entre os jovens, é o líder: são 13,3 mil perfis citados. O Instagram, por sua vez, vem logo em seguida, com 12,8 mil links. O Twitter fica na terceira posição, mas está bem atrás dos primeiros colocados, com 3,1 mil perfis informados. O YouTube aparece em quarto lugar (2,1 mil contas) e o TikTok, em quinto (2,02 mil perfis).

Plataformas menos populares

Algumas redes sociais não são muito utilizadas na campanha aos cargos públicos disponíveis. O LinkedIn, popular no universo corporativo, por exemplo, teve apenas 526 links informados ao TSE.

O Telegram, por sua vez, teve 172 menções. O app de vídeos Kwai teve 148 links citados. WhatsApp (113), Flickr (56), Spotify (16) e Pinterest (10) também aparecem nos registros.

Essas informações são autodeclaratórias e é a primeira vez que são tornadas públicas pelo TSE. Os dados podem incluir quaisquer perfis ou links — como os usados pelos partidos que os candidatos representam.