Ouvindo...

Assistente do TSE no WhatsApp permite pesquisar sobre fake news de eleições

Eleitores podem conferir conteúdos já verificados por parceiros do órgão. Veja como usar

TSE atua no combate às fake news nas eleições

Com a aproximação do primeiro turno da eleição, o assistente virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no WhatsApp passou a permitir buscas sobre assuntos e links — ou seja, os eleitores podem verificar se um conteúdo é falso diretamente no aplicativo. De acordo com o órgão, a funcionalidade é pioneira no mundo.

O “Tira-Dúvidas do TSE” tem mais de 530 mil inscritos. Para usar o serviço, o usuário pode adicionar o número (61) 9637-1078 à lista de contatos, acessar este link wa.me/556196371078 ou apontar a câmera do celular para o QR Code a seguir.

Depois, siga os passos:

  • envie uma mensagem ao assistente;

  • em “Ver tópicos”, escolha “Fato ou boato?";

  • selecione “Fazer uma consulta";

  • envie um assunto ou link que quiser pesquisar.

A ferramenta, então, apresenta links com o que foi verificado por parceiros do TSE — Agência Lupa, Aos Fatos, Projeto Comprova e Estadão Verifica — sobre o tema pesquisado. As mensagens podem ser encaminhadas pelo WhatsApp.

Entre os assuntos mais buscados estão consultas sobre situação eleitoral e local de votação, informações sobre cadastro e uso de biometria, “Fato ou Boato” e solicitação de certidão de quitação eleitoral. A ferramenta ensina, ainda, a identificar informações falsas sobre o processo eleitoral, oferece dados sobre a segurança da urna eletrônica e reúne as datas do calendário eleitoral, entre outros.

No futuro, o TSE pretende que o recurso informe as agências parceiras sobre a busca e notifique os usuários quando a verificação estiver disponível. Assim, mesmo conteúdo que ainda não esteja no banco de dados vai poder ser oferecido aos usuários.