Ouvindo...

‘Falsa couve': homens intoxicados recebem alta após 13 dias de internação em MG

Intoxicação ocorreu no dia 8 de outubro, durante um almoço em família em uma chácara na zona rural de Patrocínio, no Alto Paranaíba

Nicotiana glauca é uma planta altamente tóxica semelhante a couve

Os homens de 60 e 64 anos que foram intoxicados pela “falsa couve” receberam alta hospital nesta terça-feira (21) após 13 dias internados em Patrocínio, na Região do Alto Paranaíba, Minas Gerais. Eles passam bem e estão em casa.

Eles são familiares de Claviane Nunes da Silva, de 37 anos, que morreu no dia 14 de outubro, também vítima da Nicotiana glauca. Durantes alguns dias de internação, os pacientes ficaram em estado grave.

Relembre o caso

A intoxicação ocorreu no dia 8 de outubro durante um almoço em família em uma chácara na zona rural de Patrocínio. Segundo o Corpo de Bombeiros (CBMMG), quatro pessoas passaram mal após ingerir a planta tóxica.

No momento do socorro, as vítimas chegaram a sofrer parada cardiorrespiratória, mas foram reanimadas pelos bombeiros e encaminhadas em estado grave para a Santa Casa e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Uma criança de 2 anos também foi levada ao hospital, mas apenas para observação, já que não chegou a ingerir a planta.

Investigação

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que instaurou procedimento policial para apuração das circunstâncias de possível envenenamento.

“Os levantamentos preliminares realizados no local, indicam a possibilidade de envenenamento acidental, o que será investigado. O fato teria ocorrido durante o preparo do almoço, quando a planta foi confundida com couve. Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, a planta, supostamente tóxica, foi localizada nas proximidades da cozinha, próxima à porta da despensa e, a princípio, há uma grande semelhança visual com a couve, o que pode ter causado a ingestão acidental”, informou a PC em nota à Itatiaia.

Parte da planta foi encontrada na arcada dentária da vítima Claviane Nunes da Silva e encaminhada para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

Natural de Patos de Minas, Claviane era mãe de duas crianças, de 1 e 5 anos. Ela foi sepultada na terça-feira (14) no cemitério municipal de Guimarânia, no Alto Paranaíba.

Nicotina glauca

A Nicotiana glauca é uma planta semelhante à couve e pode ser confundida com o vegetal. Segundo a Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) a diferença entre a planta tóxica e a couve é a toxicidade. Além do caso recente a planta também matou um idoso em 2018, em Divinópolis.

Conforme informações da Universidade Federal de São João del-Rei, a Nicotiana glauca é da mesma família da Nicotiana tabacum, nome científico da folha do fumo. Porém, a anabasina — substância presente na falsa couve — é cinco vezes mais potente que a nicotina, e a ingestão da folha causa um quadro sério de intoxicação. Seus primeiros sintomas são vômito e mal-estar, mas ela ainda pode causar a perda dos movimentos das pernas e até parada respiratória.

*Com informações de Erasmo Cláudio

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde