Dois homens e uma mulher foram entubados após comerem nicotiana glauca, também conhecida como fumo-bravo e falsa couve, achando que era couve. O caso ocorreu durante um almoço de confraternização em uma chácara na zona rural de Patrocínio, no Alto Paranaíba, nessa quarta-feira (8). O Corpo de Bombeiros foi acionado e confirmou que as três pessoas passaram mal após ingerir a planta.
A Itatiaia teve acesso a imagens que mostram a planta, parte do preparo e a panela usada. As fotos foram anexadas ao Boletim de Ocorrência (BO) feito pela Polícia Militar (PM).
Em razão da gravidade da situação das vítimas, foi necessário acionar uma Unidade de Resgate e também o Samu. Uma criança de 2 anos também foi socorrida, mas ela não comeu a planta.
Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, a mulher, de 37 anos, entrou em parada cardiorrespiratória durante o atendimento na chácara. Ela foi reanimada e encaminhada para o Pronto-Socorro da cidade. As outras vítimas são dois idosos, de 60 e 67 anos, que também tiveram parada cardíaca, mas foram reanimados. Conforme o BO da PM, os dois estão em estado grave. As pessoas precisaram ser entubadas.
Em vídeo, a secretária de Saúde de Patrocínio, Luciana Rocha, confirmou o quadro grave das três vítimas. “Nossa equipe da Vigilância Sanitária atuou imediatamente assim que deram entrada na UPA e na Santa Casa, para que pudéssemos ofertar um cuidado de forma rápida. Infelizmente, eles ainda estão em estado grave”, disse a secretária de Saúde de Patrocínio, Luciana Rocha.
Tóxica
Conforme informações da Universidade Federal de São João del-Rei, a Nicotiana glauca é da mesma família da Nicotiana tabacum, nome científico da folha do fumo. Porém, a anabasina — substância presente na falsa couve — é cinco vezes mais potente que a nicotina, e a ingestão da folha causa um quadro sério de intoxicação. Seus primeiros sintomas são vômito e mal-estar, mas ela ainda pode causar a perda dos movimentos das pernas e até parada respiratória.