Ouvindo...

Diretor Epidemiológico de BH tranquiliza após casos de tipo grave de meningite em escolas

Dois colégios particulares de Belo Horizonte confirmaram o diagnóstico de meningite meningocócica em estudantes e alertaram as famílias

Diretor Epidemiológico de BH tranquiliza após casos de tipo grave de meningite em escolas

Duas escolas particulares de Belo Horizonte registraram casos isolados de meningite meningocócica entre estudantes nos últimos dias.

O Colégio Magnum, unidade Cidade Nova, e Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), unidade Pompeia, confirmaram que tiveram alunos infectados.

A Itatiaia entrevistou Paulo Roberto Corrêa, diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica de BH, que respondeu dúvidas sobre a doença.

Segundo o especialista, todos os anos são registrados casos de meningite meningocócica na capital mineira. Ele afirmou que a prefeitura monitora os registros para identificar se o volume está acima do esperado.

“No momento, nós estamos mantendo o número de casos esperados em Belo Horizonte. Então, não é nenhuma situação de alerta”, afirmou.

Corrêa reforçou a importância da vacinação como prevenção das meningites, principalmente das formas mais graves. Os imunizantes são disponibilizados na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A gente pede para a população checar o cartão de vacina, principalmente de crianças e adolescentes, para que coloquem em dia”, disse.

Casos não estão relacionados, diz prefeitura

Procurada pela Itatiaia, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que foram confirmados oito casos desse tipo de meningite neste ano. Em 2024, no mesmo período, foram cinco registros.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), os dois casos das escolas não estão relacionados entre si.

“A SMSA acionou as escolas e as famílias para solicitar a lista de contatos próximos, com o objetivo de repassar orientações, como a administração de medicação profilática (de prevenção), disponível nos centros de saúde da cidade”, afirmou.

Leia também

O que é meningite meningocócica?

Segundo informações do Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada bactérias, vírus, fungos e parasitas.

A meningite meningocócica é transmitida pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). Ela é considerada a forma mais grave da doença.

Transmissão

Geralmente, as bactérias que causam meningite bacteriana se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.

Sintomas

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Rigidez da nuca;
  • Mal-estar;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Fotofobia(aumento da sensibilidade à luz);
  • Status mental alterado (confusão).

Em casos mais graves:

  • Convulsões;
  • Delírio;
  • Tremores;
  • Coma.

Diagnóstico, tratamento e prevenção

O diagnóstico de todos os tipos de meningite é realizado por coleta de amostras de sangue e líquido cefalorraquidiano (líquor).

“Devido à gravidade do quadro clínico, os casos suspeitos de meningite sempre são internados nos hospitais, por isso, ao se suspeitar de um caso, é urgente a procura por um pronto-socorro hospitalar para avaliação médica”, informou o Ministério da Saúde.

As vacinas são a principal forma de prevenção primária da meningite, principalmente das causadas por bactérias, como a meningocócica.

Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.