Desde que assumiu a gestão do Novo Anel, em 3 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte já retirou 932 toneladas de lixo durante as ações de limpeza. O serviço contemplou vias principais, marginais e alças de viadutos, com capina, roçada, recolhimento de entulho, móveis, madeira e até animais mortos.
O trabalho, segundo a administração municipal, é essencial para melhorar a visibilidade, a mobilidade e a segurança de motoristas e pedestres.
Segurança reforçada
A Guarda Civil Municipal realizou 1.762 ações de patrulhamento ao longo dos quatro meses de gestão. Também foram feitas 116 intervenções e 95 operações de trânsito, que resultaram na prisão de quatro pessoas, entre elas um motorista embriagado e outro com mandado de prisão em aberto.
As viaturas ficam posicionadas em nove pontos estratégicos, como o Viaduto São Francisco, a alça de acesso à Avenida Úrsula Paulino e as imediações do Bairro Olhos D’Água.
Atendimentos da BHTrans
O Novo Anel também conta com operação viária da BHTrans. Nos últimos quatro meses, foram 903 atendimentos, sendo 159 acidentes sem vítimas, 126 com vítimas e 409 registros de veículos com problemas mecânicos.
O trecho sob responsabilidade da prefeitura é de 22,4 quilômetros, entre o Bairro Olhos D’Água e a Avenida Cristiano Machado. Cerca de 120 mil veículos passam pelo local todos os dias.
Obras e revitalizações
Em quatro meses, mais de oito quilômetros foram recapeados. Houve melhorias no asfalto, revitalização de duas passarelas e 24 operações tapa-buracos.
Também foram feitos reparos em guarda-corpos, manutenção em árvores e serviços em sistemas de drenagem.
Entre os dias 23 e 25 de setembro, a PBH promoveu uma ação especial de limpeza e manutenção, incluindo lavagem das pistas e barreiras da via.