Ouvindo...

Hospital Ciências Médicas amplia atendimento oncológico pelo SUS em BH

Instituição filantrópica vai receber R$ 3,5 milhões para consultas, exames e cirurgias em várias especialidades

O Instituto de Oncologia e Ciências Médicas de Minas Gerais, no Bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, vai ampliar o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital filantrópico vai receber R$ 3,5 milhões do programa federal Agora Tem Especialidades, com recursos destinados a consultas, exames e cirurgias em diferentes áreas médicas.

Leia também

A formalização do acordo ocorreu nesta sexta-feira (3), com a presença do secretário municipal de Saúde, Danilo Borges. Segundo ele, a medida vai reduzir o tempo de espera e ampliar a assistência. “Estamos falando de recursos novos que vão se transformar em mais exames, mais cirurgias e mais acesso para os pacientes do SUS”, afirmou.

Especialidades contempladas

Segundo a direção do hospital, a ampliação inclui atendimentos em urologia, ginecologia, mastologia, dermatologia, cirurgia geral, oncoematologia (como leucemias e linfomas), além de cuidados no trato gastrointestinal. Também haverá reforço em oftalmologia e cirurgias abdominais.

O diretor do Hospital Universitário Ciências Médicas, Vespasiano de Serqueira, destacou que a medida complementa linhas de cuidado já existentes e reforça o caráter de ensino da instituição.

Redução das filas

A diretora adjunta do programa do governo federal, Ana Luísa Afonso, explicou que a oncologia é prioridade nacional e que a iniciativa busca reduzir o tempo de espera dos pacientes. “O diagnóstico em tempo oportuno é fundamental para viabilizar a recuperação adequada. Essa ampliação representa mais chances de tratamento e vida para milhares de pessoas”, disse.

Segundo a PBH, os primeiros atendimentos dentro da nova modalidade devem começar já nos próximos dias.

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Una. Passagens por assessoria política, assessoria de imprensa e TV Alterosa, onde atuou como repórter, produtor e editor do Jornal da Alterosa. Atualmente, produtor do Plantão da Cidade, na Rádio Itatiaia.