Depois de ter os estoques de vacinas contra a Covid-19 zerados e atingir a marca de 100 mortes pela doença em 2024, Belo Horizonte recebeu 1,9 mil doses do imunizante e vai retomar a vacinação.
Porém, neste momento, somente as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias poderão se vacinar. Os pequenos poderão receber a dose a partir desta sexta-feira (6), em 18 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.
O que é preciso para vacinar?
Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina.
Vale lembrar que é necessário ter um intervalo de, pelo menos, 3 meses desde a última dose administrada, além de não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
As vacinas recebidas são monovalentes. Desde maio de 2024, as pessoas que pertencem aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde devem receber uma dose desse imunizante ao ano, independentemente do número de aplicações contra já tomadas anteriormente. Até o momento, mais de 131 mil doses já foram aplicadas, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
A PBH explica que a estratégia de distribuir as vacinas em menos unidades “tem como objetivo evitar a perda de doses já que, após a abertura do frasco, o imunizante tem validade de 19 horas”. Além disso, o município “segue aguardando o envio de novas remessas”. O endereço dos centros de saúde em que as vacinas estão sendo ministradas estão neste link.
Leia mais:
- Governo Lula e Secretaria de Saúde de Minas travam ‘guerra de narrativas’ sobre falta de vacinas
- Anvisa atualiza composição de vacinas contra a Covid-19; veja quais
- BH segue sem vacinas para covid-19 e catapora nos postos; não há previsão para chegada de novas remessas
Os exames, que são gratuitos, podem ser feitos de segunda a sexta-feira. As marcações são realizadas, exclusivamente, por meio do portal da Prefeitura ou PBH APP. Após o agendamento, o cidadão deve comparecer à unidade no horário informado.
O município também disponibiliza atendimento por meio das teleconsultas. O serviço é ofertado para a população a partir de um ano de idade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
BH chega a 100 mortes por Covid-19 em 2024
Belo Horizonte registrou a centésima morte por Covid-19 em 2024, segundo o último boletim epidemiológico divulgado, no dia 27 de novembro. De acordo com o documento, entre os dias 21 e 27 de novembro, 201 pessoas testaram positivo para o vírus na capital. Ao todo, BH já soma 10.662 infectados neste ano.
O boletim epidemiológico ainda revela que na semana entre o dia 21 e 27 de novembro, 25% dos testes de Covid-19 realizados na capital deram positivo. Na semana anterior, de 13 a 21 de novembro, 32% dos testes positivaram. Essa é a maior taxa de positivos desde fevereiro deste ano. Em meio a alta de infecções por Covid-19 na cidade, os estoques da vacina contra a doença estavam zerados.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (5), a PBH informou que “no momento, não há alta procura por atendimento nas unidades da rede SUS-BH e nem elevação na demanda por internações hospitalares e leitos de UTI devido aos casos de Covid-19".
*Sob supervisão de Lucas Borges