A cidade de Estrela do Sul, na região do Triângulo Mineiro, teve seu abastecimento interrompido preventivamente nesta quarta-feira (28), dois dias após uma carreta bitrem carregada com óleo diesel tombar e atingir o leito do rio Bagagem, responsável pelo abastecimento de água do município. As aulas na cidade também foram suspensas.
O acidente aconteceu na manhã de domingo (25). A carreta trafegava pela BR-365, na altura da cidade de Romaria, quando tombou em uma ponte e caiu de uma altura de 10 metros. O motorista morreu e 62 mil litros de óleo diesel vazaram para o rio.
Na terça-feira (27), foi montada uma barreira de proteção no rio para tentar proteger a estação de captação de água. Porém, na manhã desta quarta (28), funcionários da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) detectaram alterações no manancial que poderiam atingir a estação de captação. Por isso, foi decidido suspender o fornecimento de água.
Leia mais
Delegado que matou motorista de reboque em BH é condenado a 21 anos e perda de cargo Mulher de motorista de reboque morto por delegado em BH diz que condenação traz ‘alívio’
O problema também afetou o sistema de ensino da cidade, já que a Prefeitura de Estrela do Sul suspendeu as aulas nas escolas municipais durante três dias para garantir a segurança de alunos e profissionais.
A Copasa informou, em nota, que caminhões-pipa darão suporte no fornecimento de água para garantir a distribuição de agua aos moradores. ‘Equipes operacionais seguem monitorando o cenário e realizando rigorosas análises, antes, durante e depois do tratamento da água, para assegurar que se mantenham os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde [...]. A Copasa pede compreensão da população e reforça sua responsabilidade para com a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos moradores’, diz a empresa em nota.
Leia mais