Ouvindo...

A Fazenda 17: Quem é Toninho Tornado, mineiro dono de bordão famoso

Toninho Tornado é um dos confinados em “A Fazenda 17”

Toninho Tornado, humorista

Toninho Tornado é um dos 26 peões de A Fazenda 17, que estreia nesta segunda-feira (15). Nascido em Belo Horizonte, o humorista cresceu na periferia de São Paulo, para onde se mudou com a família quando tinha um ano. Antes de se dedicar exclusivamente à carreira como ator, Toninho trabalhou em uma funilaria, em circo, e como bombeiro civil, mas sem deixar a veia cômica de lado.

O mineiro apareceu na televisão pela primeira vez em 2013, apesar de tentar seguir a vocação na arte da comédia desde 1987. Na ocasião, ao notar a presença da equipe de um programa de pegadinhas, ele fingiu estar bêbado e conseguiu chamar a atenção dos produtores, recebendo o convite para um teste.

Leia também

Bordão usado em reality

O ator e humorista mineiro, Toninho Tornado, chamou atenção durante o BBB 24. Mesmo sem estar confinado no reality, os apelidos criados pelo humorista marcaram presença na casa mais vigiada do Brasil.

O termo “calabreso” (formado pela troca da letra ‘a’ por ‘o’ na palavra calabresa) foi motivo de confusão após ser usado por Davi Brito em uma briga.

“Calabreso” não é a única expressão famosa popularizada por Tornado. “Iveto Sangalo”, “CNPJoto”, “Ludmillo”, “delício” e uma série de termos com “gênero invertido” também se tornaram parte do vocabulário do humorista.

Na época, após a polêmica gerada na casa do BBB 24, Toninho Tornado realizou um “pronunciamento oficial”, no qual explicou o significado da expressão questionada na casa. “‘Calabreso’ é meu bordão, gente. Para, calma! ‘Calabreso’ é um jeito carinhoso, é meu bordão. Toninho Tornado, ‘tamo’ junto”, anunciou o ator.

Origem de bordão

A ideia de trocar o “a” por “o”, que rendeu o “calabreso” e outros termos que se tornaram famosos, surgiu com uma provocação a um amigo que estava de ressaca. Durante participação no podcast PodPah, o ator revelou que, enquanto trabalhava como bombeiro, chamou o colega de “delício”, o que o deixou irritado.

“Falei: ‘tá meio estressado hoje, ô, delício?’ e ele ‘o que foi que você falou aí, irmão?”, relembrou o humorista. Tornado decidiu guardar o bordão para “um dia levar para a TV”. A expressão foi para o “Te Peguei na TV”, programa da RedeTV, e acabou conquistando o público nas redes sociais - onde o mineiro soma mais de 3,9 milhões de seguidores.

A Fazenda 17

A Fazenda 17 tem 26 participantes, sendo dois escolhidos para a dinâmica dos Infiltrados. Em coletiva, Rodrigo Carelli, diretor da atração, explicou que eles foram “brifados”.

“Só que, cada um deles, acha que só tem um infiltrado. Na terça seguinte, durante a primeira formação de Roça, cada um dos participantes vai votar em quem acha que é o infiltrado”, explicou.

Além disso, conforme o diretor, nesta temporada não haverá o tradicional Paiol. Outra novidade anunciada é a vinda de Apolo, um cavalo branco que vai dividir a baia com peões que forem mal na Prova de Fogo.

O ator Sacha Bali foi quem venceu a edição anterior, levando o prêmio de R$ 2 milhões. Sidney Sampaio e Yuri Bonotto fecharam o pódio, conquistando o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

* Com informações de Maria Clara Lacerda.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia