O ator e humorista mineiro, Toninho Tornado, caiu nas graças do público brasileiro. O comediante chamou atenção de inúmeras figuras públicas, incluindo até mesmo o
Tornado pode não estar confinado no reality, mas os apelidos criados por ele durante as pegadinhas que fazem sucesso pelo país marcaram presença na casa mais vigiada do Brasil. O termo “calabreso” (meramente, uma troca da letra ‘a’ por ‘o’ na palavra calabresa) foi
“Calabreso” não é a única expressão famosa por causa de Tornado. “Iveto Sangalo”, “CNPJoto”, “Ludmillo”, “delício” e uma série de termos com “gênero invertido” também se tornaram parte do vocabulário do público do humorista. Outro confinado envolvido na discussão, o MC Bin Laden, já chegou a usar “calabreso” e outras expressões do comediante fora da casa.
Através das redes sociais, após a polêmica gerada na casa do BBB 24, Toninho Tornado realizou um “pronunciamento oficial”, no qual explicou o significado da expressão questionada na casa. “‘Calabreso’ é meu bordão, gente. Para, calma! ‘Calabreso’ é um jeito carinhoso, é meu bordão. Toninho Tornado, ‘tamo’ junto”, anunciou o ator.
Quem é Toninho Tornado
Nascido em Belo Horizonte, o humorista cresceu na periferia de São Paulo, para onde se mudou com a família quando tinha apenas um ano. Antes de se dedicar exclusivamente à carreira como ator, Toninho trabalhou em uma funilaria, em circo, e como bombeiro civil, mas sem deixar a veia cômica de lado.
O mineiro apareceu na televisão pela primeira vez em 2013, apesar de tentar seguir a vocação na arte da comédia desde 1987. Percebendo a presença da equipe de um programa de pegadinhas, ele fingiu estar bêbado e conseguiu chamar a atenção dos produtores, sendo convidado para um teste e, depois, virando uma estrela do gênero.
A ideia de trocar o “a” por “o”, que rendeu o “calabreso” e outros termos que se tornaram famosos, surgiu com uma provocação a um amigo que estava de ressaca. Durante participação no podcast PodPah, o ator revelou que, enquanto trabalhava como bombeiro, chamou o colega de “delício”, o que o deixou irritado.
“Falei: ‘tá meio estressado hoje, ô, delício?’ e ele ‘o que foi que você falou aí, irmão?”, relembrou o humorista. Tornado decidiu guardar o bordão para “um dia levar para a TV”. A expressão foi para o “Te Peguei na TV”, programa da RedeTV, e acabou conquistando o público nas redes sociais - onde o mineiro soma mais de 3 milhões de seguidores.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.