Ouvindo...

Vídeo: aluno relata momento de desespero ao escapar de ataque em escola em Minas

De acordo com o médico de plantão, que atendeu as vítimas, nenhuma delas apresenta risco de morte; caso aconteceu na noite dessa quarta-feira (20)

Ainda de acordo com o BO, dentro da mochila do menor foi encontrado um processador com três laminas, um isqueiro e um frasco com grande quantidade de álcool.

Em um vídeo feito por um dos alunos da Escola Estadual Coronel Elpídio Alves Ferreira, em Salto da Divisa, no Vale do Jequitinhonha de Minas, é possível ouvir o relato de um jovem sobre o ataque e ver a camisa da escola suja de sangue. Tudo aconteceu após um estudante de 17 anos atear fogo em uma sala da escola e esfaquear um aluno e duas funcionárias, na noite dessa quarta-feira (20).

Conforme o Boletim de Ocorrência (B.O.), o adolescente estava sentado em um dos corredores da escola, quando se deslocou a uma sala vazia e tirou da mochila um frasco de plástico contendo álcool, jogou em uma das cortinas e ateou fogo com um isqueiro.

Ainda de acordo com o B.O., dentro da mochila do menor, foi encontrado um processador com três laminas, um isqueiro e um frasco com grande quantidade de álcool.

As vítimas são um aluno de 16 anos, que sofreu escoriações no pescoço, provocadas pelos golpes de faca, uma funcionária, que sofreu um corte no lado direito das costas, onde levou quatro pontos, e outra mulher, que sofreu ferimentos superficiais nas costas.

Em outra parte do vídeo, o jovem relata que foi atingido de raspão no pescoço.

No hospital, o autor recebeu atendimento de uma psicóloga, que percebeu, nele, sinais de esquizofrenia. O estudante foi medicado com calmantes e levou pontos nos lugares onde se feriu. Ainda segundo o médico, o autor apresentava um quadro de perturbação mental.

De acordo com o médico de plantão, que atendeu as vítimas, nenhuma delas apresenta risco de morte. Elas foram medicadas e liberadas.

Diretor

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) informou que o diretor da escola agiu prontamente ao perceber a situação e conteve imediatamente o estudante envolvido.

“A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi acionada e compareceu ao local para tomar as devidas providências. Os estudantes feridos foram encaminhados prontamente para o hospital, onde receberam atendimento médico adequado e, em seguida, foram liberados”, diz o texto.

A pasta informou também que a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Almenara, responsável pela coordenação da escola, ‘acompanha de perto a situação e prestando o apoio necessário à comunidade escolar. As atividades pedagógicas da unidade de ensino seguem normalmente nesta quinta-feira e a PMMG permanece no local para garantir a segurança de todos no ambiente escolar’.

“Profissionais do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE) da SEE/MG realizarão uma ação de acolhimento e diálogo, oferecendo atendimento psicossocial aos servidores e estudantes para fornecer o suporte e acolhimento necessários a toda a comunidade escolar. A SEE/MG reforça que desenvolve iniciativas que estimulam a conscientização dos estudantes acerca da diversidade e do respeito às diferenças, com o objetivo de orientá-los no enfrentamento e combate à violência de forma geral no ambiente escolar. Entre essas iniciativas, destaca-se o Programa de Convivência Democrática, que visa garantir os direitos humanos nos territórios educativos, além de promover a cultura da paz, respeito às diversidades e a promoção de uma escola acolhedora”, acrescenta o texto.

A nota informa ainda que “iniciou também a implementação do Projeto Socioemocional, visando promover ações de ensino-aprendizagem voltadas para a melhoria do convívio entre os estudantes, com o objetivo de reduzir situações como bullying e violência escolar. O projeto busca estimular o diálogo, o respeito, a empatia, a inclusão e a amizade, contribuindo significativamente para o aprimoramento do clima escolar”.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é “cria” da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.