Vídeo: chuva causa destruição e ‘encerra’ baile de formatura de ensino médio em BH

Presentes afirmaram que em poucos minutos, a ventania derrubou várias estruturas, assustando quem estava no local

Temporal deixou rastro de destruição no Clube Labareda, na Região da Pampulha, em BH

As fortes chuvas que castigaram a cidade de Belo Horizonte na madrugada deste sábado (13) causaram destruição em um baile de formatura de estudantes do ensino médio de duas escolas estaduais da Grande BH, realizado no Clube Labareda, no bairro Itapoã, Região da Pampulha.

Assista:

Participantes do evento contaram que aproximadamente mil pessoas celebravam a formatura dos alunos. Por volta das 0h30, começou uma chuva muito forte que, rapidamente, passou a derrubar as estruturas do bar montadas do lado externo do salão.

“Tinha muita, muita gente nessa estrutura, porque era bar, estavam pegando drinks. Era muito vento, tudo balançando muito, o pessoal ficou bem assustado e, em questão de 15 minutos, já estava tudo no chão. Todo mundo saiu correndo desesperado para dentro do salão e a estrutura voou para uns 10 metros de onde ela estava”, contou uma formanda que não quis se identificar.

A estudante relatou que, apesar de fecharem a porta do salão, começou a entrar água, trazendo cacos de vidro. Além disso, a luz caiu, deixando os presentes por uma hora e meia no escuro. Segundo ela, a energia só foi restabelecida por volta das 2h. O Corpo de Bombeiros esteve no local e, após vistoria, liberou a saída dos presentes, o que fez com que muitas pessoas deixassem o local.

“Quando a luz voltou, ligaram alguns refletores e a banda voltou a tocar para tentar amenizar, e a festa continuou, mas sem bebida, sem nada. Ficou assim até às 5h, mas muitas pessoas já tinham ido embora. Não deu para aproveitar mais. Estavam evitando ao máximo o pânico das pessoas lá, mas foi realmente assustador”, contou ela.

‘Parecia um furacão’

Por fim, a aluna apontou que a empresa poderia ter montado uma estrutura mais reforçada, visto que a Defesa Civil havia emitido alerta sobre chuva forte, no entanto, ressaltou que se tratou de uma tempestade de força descomunal.

“Realmente foi muito vento, muita chuva, parecia um tornado, um furacão. Foi desesperador, os formandos e as famílias estão super decepcionados. Graças a Deus ninguém se machucou, mas corremos o risco”, explicou.

O familiar de um formando demonstrou insatisfação com a forma como a situação foi conduzida após o retorno da luz.

“Não morreu ou machucou ninguém lá porque Deus colocou a mão. Ao invés de cancelar a festa e marcar uma nova data, não. Foi um total desrespeito com todo mundo que estava lá. Não se viu o que foi combinado, comidas, drinks. Colocaram um funk logo na sequência que a luz voltou para os meninos não saírem e ficaram praticamente segurando todo mundo lá. Acabou a festa de todo mundo. Receberam e não entregaram o que foi prometido”, desabafou o homem.

Leia também

Clube Labareda emite nota sobre estragos

Em nota publicada nas redes sociais, o Clube Labareda registrou a queda de diversas árvores, danos em suas instalações e suspendeu as atividades no local neste sábado (13). Leia na íntegra:

“Em razão da forte tempestade que atingiu a região, o clube Labareda registrou a queda de diversas árvores e danos em suas instalações.

Para garantir a segurança de todos e a retomada das boas operações, o clube permanecerá fechado no dia de hoje (Sábado, 13 de Dezembro).

Nossas equipes estão trabalhando intensamente na limpeza e nos reparos necessários.

Agradecemos a sua compreensão e informaremos a todos sobre a reabertura o mais breve possível.”

A Itatiaia entrou em contato com o Clube Labareda e com a Cata Eventos, responsável pela organização da formatura, e aguarda retorno.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.
Karol Martins é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária de redes sociais na Itatiaia. Atuou antes como monitora do Jornal Marco/Colab

Ouvindo...