Após temporal que devastou BH, Defesa Civil emite alerta de chuva

O alerta da Defesa Civil aponta que há possibilidade de pancadas de chuva de 30 a 50 mm

Nuvens escuras no viaduto Itamar Franco, em BH

A Defesa Civil emitiu alerta para pancadas de chuva em Belo Horizonte neste sábado (13), válido até este domingo (14). Vale lembrar que a capital foi atingida por um temporal nesta madrugada que causou devastação em várias áreas da cidade.

O alerta da Defesa Civil aponta que há possibilidade de pancadas de chuva de 30 a 50 mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h.

Veja as recomendações:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Leia também

Temporal

Um temporal atingiu Belo Horizonte na madrugada deste sábado (13), causando alagamentos, quedas de árvores e vários outros transtornos. Segundo a Defesa Civil, em seis regionais choveu mais de 10% do volume esperado para o mês e em algumas regiões o volume chegou a quase 15%. Por volta das 1h, praticamente toda a cidade registrava chuva extremamente forte.

As avenidas Alberto Cintra, Antônio Carlos e Bernardo Vasconcelos registraram alagamentos. Árvores caíram em toda a cidade, mas sobretudo na região da Pampulha. Os Bombeiros receberam mais de 100 chamados.

A chuva forte com quedas de árvores causou também falta de energia em vários pontos de Belo Horizonte, sobretudo na Pampulha, em Venda Nova e na região Norte.

Segundo a Cemig, os bairros Santa Amélia, Santa Mônica e Santa Branca foram os mais afetados. A intensidade da chuva e do vento causaram quedas de árvores e lançaram objetos à rede elétrica, o que ocasionou em quebra de postes, curtos-circuitos e rompimentos de cabos. Equipes da companhia estão nas ruas para resolver os problemas, e a energia deve ser reestabelecida ao longo deste sábado (13).

A previsão para este sábado continua sendo de pancadas de chuva.

Veja fotos:

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...