Damião diz que chuva da madrugada deste sábado (13) foi ‘a mais forte’ do ano em BH

O prefeito de Belo Horizonte destacou que, felizmente, o temporal não provocou vítimas nem deslizamentos de terra

Álvaro Damião (União Brasil), prefeito de Belo Horizonte.

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), afirmou que a chuva ocorrida durante a madrugada deste sábado (13) foi a “mais forte do ano” na capital mineira e uma “das mais intensas dos últimos anos”.

Em coletiva de imprensa para oficializar o retorno da navegação na Lagoa da Pampulha, Damião comemorou que, apesar do temporal, nenhuma vida foi perdida e, até o momento, não foi registrado nenhum deslizamento de terra. “A resposta da PBH é imediata. Isso já vem acontecendo desde o ano passado. Não conseguimos controlar a chuva nem a quantidade de água que vai cair. É preciso estar preparado para recebê-la ou, depois, dar uma resposta rápida aos estragos”, disse à imprensa.

‘Cidade jardim’

O Corpo de Bombeiros registrou mais de cem chamados para queda de árvores na capital mineira e na região metropolitana nas últimas horas, em razão do temporal da madrugada.

Apesar de reconhecer eventuais problemas, o prefeito agradeceu pelo fato de que Belo Horizonte, segundo ele, é considerada uma “cidade jardim”. “Tem muitas árvores e precisamos agradecer por isso. Não se lamenta a queda [de árvores], mas sim quando ela causa algum prejuízo ou uma morte. Fora isso, estamos preparados para remover”, afirmou.

Leia também

Segundo o chefe do Executivo, todas as pastas da administração pública estão trabalhando em conjunto para resolver os problemas causados pela chuva. “Uma das filosofias que mudamos na PBH é que não é responsabilidade de um ou outro, é de todos. Não há um secretário responsável por isso ou aquilo. Todos os órgãos necessários, que precisarem se envolver para resolver uma questão, independentemente da pasta, serão acionados. Trabalhamos em conjunto”, explicou.

Ainda de acordo com Damião, a cidade já possui um inventário das árvores do município catalogadas, mas ainda há muitas espalhadas por BH. “Só descobrimos realmente se uma árvore apresenta risco quando ela enfrenta um temporal como o de ontem”, disse.

O prefeito reforçou os cuidados em casos de temporais e pediu que a população siga todas as medidas de segurança e precaução durante fortes chuvas. “A PBH envia alertas por WhatsApp e outras mensagens para que todos saibam. Naquela região da rua Alberto Cintra, que alagou, já havia aviso para que as pessoas evitassem trafegar. Fazemos isso em todos os locais que identificamos como propensos a alagamentos”, destacou.

Prevenções

  • Busque abrigo seguro: se estiver fora de casa, procure locais protegidos, como comércios ou estações, evitando ficar próximo de árvores ou espaços descobertos.
  • Cuidado durante apagões: em caso de falta de energia, desconecte equipamentos eletrônicos e use lanternas.
  • Mantenha distância de estruturas: evite ficar próximo de muros, cercas e postes para prevenir choques elétricos ou quedas.
  • Cuidado ao dirigir: em caso de alagamento, não tente atravessar ruas inundadas e reduza a velocidade se a visibilidade estiver comprometida.
  • Atenção a postes caídos: se fios de alta tensão caírem próximos do seu veículo, não saia de dentro; chame por ajuda e, ao se mover, mantenha os pés juntos e siga com cuidado.

Mesmo após o temporal da madrugada, a previsão da Defesa Civil indica mais pancadas de chuva para este sábado.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...