O prefeito de Belo Horizonte,
Álvaro Damião (União Brasil), oficializou neste sábado (13) o retorno da
navegação na Lagoa da Pampulha. O chefe do Executivo afirmou que, inicialmente, as únicas embarcações autorizadas serão as da Marinha do Brasil e as do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), vencedor da licitação que prevê o aluguel de um barco para a realização de passeios turísticos.
“
Aquele que tem o sonho de andar de jet ski dentro da Lagoa da Pampulha, como eu também tenho, ou de andar no próprio barco, precisará aguardar um pouco mais. Está tudo muito novo; vamos devagar e com responsabilidade”.
— disse durante coletiva de imprensa.
Damião reforçou que, embora a Lagoa volte a ser navegável, o
espelho d’água ainda permanece impróprio para banho e que o direito de navegação será regulamentado por meio de um decreto autorizativo do Executivo, em parceria com a Marinha. “Nós temos que reconhecer e ter a humildade de entender que o que estamos fazendo é tudo muito novo para nós. A Marinha tem nos ajudado muito, na verdade, nos conduzindo à melhor forma de navegar com responsabilidade e segurança”, declarou.
O prefeito afirmou ainda que, além da Marinha e da PBH, atletas que eventualmente desejarem utilizar a Lagoa da Pampulha para treinar esportes, como a
canoagem, por exemplo, também poderão obter autorização para usar o espelho d’água no futuro.
Segundo Damião, no entanto, o município ainda precisa dialogar com confederações e federações desportivas para definir quais modalidades poderão ser autorizadas. “Até ontem, a Lagoa da Pampulha era chamada de esgoto a céu aberto. Isso não é verdade. Há uma parte que recebe, sim, esgoto, mas existe outra que está apta a receber embarcações, como as da Marinha, e muitas outras futuramente”, afirmou.
Embora a medida tenha sido oficializada neste sábado, o chefe do Executivo informou que a data de início dos passeios ainda será definida na próxima semana. “Agora é só preparar o barco”, disse.
Na última quinta-feira (11), durante uma agenda presidencial na capital mineira, acompanhado de ministros do governo federal, o
prefeito convidou formalmente o presidente Lula (PT) para um passeio de barco na Lagoa da Pampulha, na próxima vez em que retornar à cidade.