Pacheco terá encontro com Lula; aliados dizem que ele não disputará o governo de Minas

Rodrigo Pacheco ainda avalia possível candidatura, segundo interlocutores do senador

Lula e Pacheco

O senador Rodrigo Pacheco (PSD) tem confidenciado a aliados políticos em Minas Gerais que não será candidato ao governo do Estado. Nos últimos dias, o parlamentar se reuniu com amigos e figuras que fazem parte de sua trajetória política e adiantou que não deve disputar o pleito.

Publicamente, Pacheco nega que a decisão tenha sido tomada. O ex-presidente do Congresso Nacional deve se reunir nos próximos dias com o presidente Lula, que já pediu à sua equipe que agende um horário com o mineiro. O presidente disse, em entrevista ao UOL, na quinta-feira (5), que não desistiu do senador.

Leia também

Na conversa com Lula, três cenários devem ser discutidos:

  • Lula e Pacheco vencem as eleições;
  • apenas Lula vence as eleições;
  • ou somente Pacheco vence as eleições.

No primeiro cenário, os governos federal e estadual teriam um nível de alinhamento. No segundo, Pacheco provavelmente seria nomeado ministro na Esplanada ou no Supremo Tribunal Federal (STF). No terceiro, Pacheco governaria sob um governo federal de oposição.

Apesar de interlocutores de Pacheco afirmarem que a decisão ainda não foi tomada, aliados do senador dizem que, na reunião com Lula, ele vai cravar que não é candidato.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...