Ouvindo...

Milton Nascimento completa 83 anos: relembre último show em Belo Horizonte

O aniversário acontece pouco mais de dois anos após a turnê de despedida ‘A Última Sessão de Música’

Milton Nascimento, que completa 83 anos hoje, encerrou carreira com um espetáculo no Mineirão

O cantor e compositor Milton Nascimento completa 83 anos neste domingo (26). Dono de uma das vozes mais marcantes da música brasileira, “Bituca” celebra a data longe dos palcos, mas com o mesmo prestígio e afeto do público que o acompanha há mais de seis décadas.

O aniversário acontece pouco mais de dois anos após a turnê de despedida “A Última Sessão de Música”, que emocionou fãs em todo o país e no exterior. O encerramento da trajetória nos palcos aconteceu em Belo Horizonte, cidade que foi o ponto de partida de sua carreira e do movimento Clube da Esquina, marco da MPB nos anos 1970.

O show aconteceu em 13 de novembro de 2022, no Mineirão, e reuniu mais de 60 mil pessoas. O público cantou em coro clássicos como “Coração de Estudante”, ‘Maria, Maria”, “Canção da América e Travessia”, primeira música de sucesso do artista.

A apresentação, marcada por emoção e homenagens, contou com a presença de amigos e artistas que fizeram parte de sua história, como Samuel Rosa, Criolo e Lô Borges.

Ao fim da apresentação, Milton se despediu dos palcos com a serenidade que sempre o acompanhou, dizendo apenas: “Missão cumprida. Eu amo vocês.”

Saúde de Milton

Recentemente, o filho do cantor, o advogado Augusto Nascimento, de 32 anos, compartilhou que ele foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), uma condição grave, progressiva e sem cura, que causa complicações no quadro cognitivo.

A doença foi descoberta após uma viagem em família para os Estados Unidos (EUA). Milton Nascimento também convive com Parkinson, desde 2023. Pelas limitações, Milton se aposentou dos palcos em novembro de 2022, após uma turnê de despedida.

Em março deste ano, Augusto também falou, ao Jornal Nacional, sobre o primeiro diagnóstico do pai. “Isso [o Parkinson] vem trazendo limitações com a idade e a questão do diabetes. Só que, em paralelo, ele está feliz com a vida”, declarou.

Demência por corpos de Lewy (DCL)

A demência por corpos de Lewy (DCL) é uma doença sem cura, mas que pode ser tratada para evitar complicações no quadro, controlar os sintomas e promover melhor qualidade de vida ao paciente.

Trata-se de uma enfermidade neurodegenerativa, ou seja, que causa a deterioração e morte das células nervosas do cérebro e da medula espinhal, levando à perda irreversível de funções neurológicas, motoras e cognitivas.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.
Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia
André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.