Ouvindo...

Projeto Carbon: como será o SUV do Chevrolet Onix, que chega em 2026

Projeções mostram como será o futuro concorrente de Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera

Projeção do futuro SUV baseado no Chevrolet Onix

Um dos principais lançamentos da General Motors no Brasil nos últimos anos, o SUV compacto derivado da plataforma do Chevrolet Onix estreará em maio de 2026, segundo o site Autos Segredos. Protótipos flagrados rodando pelo país revelam que a fabricante está trabalhando intensamente nos testes do modelo, chamado internamente de Projeto Carbon (nome que poderá ser adotado definitivamente).

O Chevrolet Carbon será fabricado em Gravataí-RS, na mesma linha de produção dos modelos Onix e Onix Plus, para chegar ao mercado nacional em meados do ano que vem para competir com Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera, entre outros SUV compactos de entrada.

Traseira do SUV do Onix terá lanternas interligadas por peça plástica

Embora os protótipos estejam rodando bastante camuflados, é possível notar alguns elementos visuais do futuro SUV nacional da GM. A dianteira terá os faróis separados em dois elementos (tendência adotada recentemente nos modelos Spin, Montana e Tracker), grade frontal do tipo colmeia e para-lamas mais volumosos. As projeções gentilmente cedidas pelo designer Kleber Silva dão uma noção de como será o visual definitivo do SUV compacto.

A traseira terá lanternas horizontais, conectadas por um aplique plástico atravessando a tampa do porta-malas, que será exclusiva do modelo para se diferenciar do Onix.

O interior será praticamente idêntico do Onix, mas as portas ganharão novas forrações e bancos com padronagem exclusiva. A oferta de equipamentos deverá ser parecida com a do hatch, mantendo a central multimídia MyLink em todas as versões, mas limitando assistências de condução às configurações mais caras.

Em termos de motorização, o SUV do Onix manterá o 1.0 turbo flex de três cilindros com injeção direta e correia banhada a óleo, que gera 115,5 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, e câmbio automático de seis marchas. Alguma versão com transmissão manual de seis velocidades poderá ser oferecida.

Projeções: Kleber Silva

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.