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Ford Ranger híbrida, que roda 45 km sem gastar gasolina, será fabricada na Argentina

CEO global da marca anunciou a novidade durante visita à fábrica no país vizinho

CEO global da Ford, Jim Farley, durante visita à Ford Argentina

A Ford anunciou na última quarta-feira (29) que iniciará a produção da Ranger híbrida plug-in (PHEV) em 2027, na fábrica de Pacheco, na Argentina. A nova versão marcará a estreia eletrificação da picape média na América do Sul, consolidando a planta argentina como polo estratégico de produção regional.

O investimento adicional de US$ 170 milhões (cerca de R$ 910 milhões na cotação atual) eleva o total aplicado pela montadora no país vizinho para US$ 870 milhões (R$ 4,6 bilhões) desde 2021. Nos últimos quatro anos, a Ford modernizou completamente o complexo industrial de Pacheco, lançou a nova geração da Ranger, construiu uma fábrica de motores e introduziu as versões de cabine simples da picape média.

O anúncio foi feito durante a visita de Jim Farley, CEO global da Ford Motor Company, à Argentina. “Temos muito orgulho do crescimento da Ford na Argentina e estamos entusiasmados em trazer essa nova tecnologia à América do Sul com a produção local da Nova Ranger híbrida plug-in. Isso demonstra o nosso profundo compromisso com a região e com o seu povo”, afirmou o executivo.

Para Martín Galdeano, presidente da Ford América do Sul, a chegada da Ranger híbrida reforça a estratégia Power of Choice, que permite ao cliente escolher o tipo de propulsão que melhor se adapta ao seu uso.

Jim Farley, CEO global da Ford, conversa com funcionários da fábrica de Pacheco, na Argentina

“A Ranger híbrida plug-in será a melhor Ranger já fabricada na região. Ela vai combinar desempenho e eficiência de forma inédita, com menor consumo de combustível, menos emissões e toda a robustez, capacidade de carga e aptidão off-road que os clientes esperam da nossa picape”, destacou Galdeano.

Segundo a Ford, a nova Ranger PHEV oferecerá condução elétrica com zero emissões e autonomia estendida garantida pelo motor a combustão, sendo ideal tanto para o trabalho quanto para o lazer. Desde o lançamento da nova geração, a Ranger quase dobrou sua participação de mercado na América do Sul, tornando-se a picape média de crescimento mais rápido da região – fica atrás apenas da líder Toyota Hilux.

Em 2025, a Ford Ranger completa 30 anos de produção na Argentina e deve atingir um recorde histórico de 76 mil unidades anuais. A marca ainda prevê aumentar a capacidade produtiva para mais de 80 mil unidades anuais até 2026, com a criação de 300 novos empregos ainda em 2025.

Como será a Ranger híbrida plug-in

Embora a Ford ainda não tenha revelado os detalhes técnicos da versão sul-americana, o modelo vendido na Europa combina o motor EcoBoost 2.3 turbo de quatro cilindros com injeção direta de gasolina a um propulsor elétrico, resultando em 281 cv de potência e 70,3 kgfm de torque combinados. O câmbio é automático de 10 marchas, o mesmo usado nas versões com motor 3.0 V6 turbodiesel.

Baterias da Ford Ranger híbrida plug-in podem ser recarregadas em fontes externas

A Ranger híbrida conta ainda com tração integral e-4WD, caixa de transferência de dupla relação, bloqueio do diferencial traseiro e suspensão ajustada para manter a capacidade de carga de uma tonelada e reboque de até 3,5 toneladas.

Com autonomia elétrica de 45 km, a bateria pode ser recarregada em tomadas monofásicas de 16 amperes.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.