BYD bate a Tesla, de Elon Musk, como a maior vendedora de carros elétricos em 2025

Gigante chinesa viu a sua principal concorrente ter uma queda expressiva nas vendas em 2024

BYD vendeu cerca de 2,26 milhões de unidades em 2025

A chinesa BYD bateu o recorde global de vendas de carros elétricos em 2025 com 2,26 milhões de unidades, segundo um comunicado enviado pela empresa à bolsa de valores de Hong Kong nesta quinta-feira (1º). O resultado ocorre após uma queda nas vendas da Tesla, empresa do magnata Elon Musk.

Em comunicado enviado ao mercado nesta sexta-feira (2), a empresa de Musk informou que registrou 418.227 vendas nos últimos três meses do ano, elevando o total de vendas anuais para cerca de 1,64 milhão de carros elétricos. Analistas esperavam uma desaceleram menor na venda dos carros, para cerca de 449 mil unidades.

A queda nos números da Tesla ocorre na esteira do fim do crédito de US$ 7,5 mil (cerca de R$ 41 mil reais) para o financiamento de carros elétricos nos Estados Unidos, em setembro de 2025. A medida foi tomada pelo presidente Donald Trump para tentar impulsionar o mercado de derivados do petróleo.

Porém, mesmo antes da medida, as vendas da Tesla já enfrentavam dificuldades em mercados importantes, muito em parte devido ao apoio de Musk a Trump e outros políticos da extrema direita. A concorrência com outras montadoras chinesas, para além da BYD, também é analisada como um dos motivos para o desempenho ruim da montadora americana.

Outro fator que contribui para a vitória da BYD é o domínio sobre o mercado doméstico. A China é a maior compradora de carros elétricos. Em 2024, a Tesla havia superado a BYD em vendas de veículos elétricos por uma margem estreita: 1,79 milhão contra 1,76 milhão.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...