Os carros que saíram de linha no Brasil em 2025; veja a lista

De modelos populares a SUVs elétricos de luxo, o ano marcou o fim do ciclo de diversos veículos no mercado nacional

O ano de 2025 foi marcado por intensas transformações na indústria automotiva brasileira. A chegada de novas marcas — sobretudo chinesas —, a inauguração de fábricas e o anúncio de investimentos bilionários reforçaram um cenário de expansão e renovação. Nesse contexto, estreantes rapidamente ganharam protagonismo em seus segmentos, enquanto linhas consagradas passaram por reformulações profundas.

Por outro lado, esse movimento também trouxe despedidas. Em meio à readequação das estratégias das montadoras, diversos modelos deixaram de ser produzidos ou comercializados no país. As razões variam entre mudanças globais de posicionamento, adequação a normas ambientais mais rigorosas, desempenho comercial abaixo do esperado e até o encerramento das operações de algumas marcas no Brasil.

A seguir, veja os principais carros que saíram de linha no mercado brasileiro ao longo de 2025:

Jeep Compass Diesel

As versões turbodiesel do Jeep Compass foram encerradas em 2025. O motor 2.0 deixou de ser produzido e não atendia às exigências do Proconve L8. Diferentemente de outros modelos da Stellantis, o Compass não recebeu o novo motor 2.2 turbodiesel e passou a ser oferecido apenas com opções flex e híbrida.

Renault Stepway

O Stepway teve uma saída gradual do mercado. Após o fim das versões 1.6, restou apenas a opção 1.0, que também acabou descontinuada em 2025. Com vendas em queda e a chegada de novos SUVs compactos, como o Kardian, a Renault decidiu encerrar a produção do modelo no Brasil.

Volkswagen Polo GTS

A versão esportiva do Polo teve sua produção encerrada em março de 2025. Equipado com motor 1.4 turbo de 150 cv, o modelo saiu de cena como parte da estratégia da Volkswagen de concentrar suas versões esportivas em SUVs, como o Nivus GTS, equipado com a mesma mecânica.

Toyota Yaris Sedan

A produção do Yaris Sedan foi encerrada no fim de 2024, com as últimas unidades vendidas ao longo de 2025. O modelo perdeu espaço diante do avanço dos SUVs compactos e abriu caminho para a reorganização da linha da Toyota no país.

Toyota Yaris Hatch

O Yaris Hatch deixou de ser vendido no mercado brasileiro em 2025, embora continue sendo produzido em Sorocaba (SP) para exportação. O hatch foi substituído pelo recém-lançado Yaris Cross, alinhado à nova preferência do consumidor.

Audi A4

Um dos sedãs médios mais tradicionais do segmento premium, o Audi A4 teve a sua venda encerrada no primeiro semestre de 2025. A decisão faz parte da reorganização da gama da marca alemã, que unificou as linhas A4 e A5. Com isso, o novo Audi A5 passou a assumir o posto de sedã médio da fabricante. Sem atualizações profundas desde 2017, o A4 já mostrava sinais de defasagem frente aos concorrentes mais recentes.

Jaguar E-Pace

O menor SUV e modelo mais acessível da Jaguar deixou o mercado brasileiro no início de 2025. Sua saída está diretamente ligada ao reposicionamento global da Jaguar, que passou a focar exclusivamente em veículos elétricos.

Jaguar F-Pace

Embora ainda apareça nos canais oficiais da marca, o F-Pace teve as suas vendas limitadas a unidades remanescentes em estoque. No Brasil, o modelo era oferecido com motorização híbrida plug-in de 404 cv. A retirada do F-Pace marca a ausência temporária da Jaguar no segmento de SUVs no país.

Jaguar I-Pace

Pioneiro entre os SUVs elétricos de luxo no Brasil, o I-Pace também foi descontinuado em 2025. Equipado com dois motores elétricos de 400 cv, bateria de 90 kWh e autonomia de até 470 km, o modelo acabou deixando o portfólio junto com os demais veículos da marca, como parte da nova estratégia global.

Seres 3

O SUV elétrico compacto deixou o mercado após o encerramento das operações da Seres no país. Equipado com motor elétrico de 163 cv, o modelo teve vendas extremamente baixas, o que contribuiu para sua retirada silenciosa do mercado brasileiro.

Seres 5

O Seres 5 também saiu de linha com o fim da atuação da marca no Brasil. Mais potente e sofisticado que o Seres 3, o SUV elétrico oferecia dois motores com 585 cv de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...