Ouvindo...

Todos os carros da Volkswagen feitos no Brasil a partir de 2026 terão versão híbrida

Informação foi confirmada pela fabricante durante anúncio de nova rodada de investimentos no país

Todo modelo da Volkswagen fabricado na América do Sul a partir de 2026 terá versão híbrida

A Volkswagen anunciou, na última sexta-feira (31), que todos os seus carros desenvolvidos e fabricados na América do Sul a partir de 2026 terão pelo menos uma versão híbrida. A medida faz parte do ciclo de investimentos de R$ 20 bilhões da empresa na América do Sul até 2028, que conta com uma linha de crédito de R$ 2,3 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

A estratégia da fabricante vai de encontro ao Projeto Saga, que vem realizando testes de modelos híbridos no Brasil. A Volkswagen também confirmou a chegada da plataforma MQB37, que dará origem ao primeiro carro híbrido flex (HEV) produzido em São Bernardo do Campo-SP.

Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, durante anúncio na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP

No entanto, modelos atuais da marca não serão imediatamente eletrificados seguirão em venda normalmente com as suas versões movidas somente a combustão. A Volkswagen também não descarta o lançamento no Brasil de carros importados sem eletrificação e afirma que a sua gama será formada por híbridos de todos os tipos: híbrido-leve (MHEV), híbrido pleno (HEV) e híbrido plug-in (PHEV).

Novos modelos a partir de 2027

A picape intermediária Udara deverá ser o primeiro modelo eletrificado dessa onda de lançamentos da Volkswagen na América do Sul. O modelo, em desenvolvimento para competir com a Fiat Toro, chegará ao mercado no fim de 2026 ou começo de 2027 com o novo motor TSI Evo2 1.5 turbo flex de 150 cv combinado a um sistema híbrido-leve de 48 Volts – esse propulsor será fabricado em São Carlos-SP.

A nova geração do T-Cross virá em seguida com o mesmo motor 1.5 turbo flex, mas auxiliado por um sistema híbrido convencional (HEV), com baterias de alta tensão, para entregar por volta de 170 cv.

Projeção da futura picape Volkswagen Udara

Ainda em 2027, a Volkswagen pretende lançar na região a nova Amarok, baseada na picape média chinesa Maxus Terron 9, equipada com motorização turbodiesel híbrida. No ano seguinte, em 2028, será a vez do carro baseado no Projeto Saga, que poderá ser a nova geração do Nivus, produzido em São Bernardo do Campo também com motorização híbrida-leve flex. Os atuais Nivus e T-Cross também poderão receber o motor 1.5 turbo flex híbrido-leve.

Projeção gentilmente cedida pelo designer Kleber Silva

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.