Protótipos camuflados têm sido flagrados rodando pelo Brasil nas últimas semanas, como indicam as fotos publicadas pelo perfil do Instagram
A fabricante alemã investirá R$ 16 bilhões no Brasil até 2028 para ter quatro modelos inéditos, entre eles as novas gerações dos SUVs Nivus e T-Cross e uma picape intermediária para concorrer com a Fiat Toro. Também é prevista uma nova plataforma - possivelmente a MQB Hybrid - capaz de receber eletrificação.
A aplicação dessa nova arquitetura permitirá uma série de evoluções, como ampliar dimensões e aprimorar sistemas elétricos e eletrônicos dos carros da marca. O motor 1.5 turbo flex com sistema híbrido-leve (MHEV), que será fabricado em São Carlos-SP, deverá estrear a plataforma MQB Hybrid no Brasil.
Os novos modelos da Volkswagen, principalmente os SUVs, deverão ser equipados com o sistema híbrido convencional (HEV), que auxilia na tração do veículo sem depender de uma fonte externa para recarregar a bateria responsável pela alimentação do motor elétrico.
O SUV T-Roc, comercializado na Europa, será a referência tecnológica dos novos Nivus e T-Cross no Brasil, uma vez que a tecnologia híbrida (HEV) é estratégica para o mercado nacional por ter maior aceitação do público, que vê com bons olhos a redução no consumo de combustível e nas emissões e, consequentemente, reduzir a frequência das idas aos postos de abastecimento devido à maior autonomia dos carros dotados dessa tecnologia.