Ouvindo...

O que é o Projeto Saga da Volkswagen?

SUVs flagrados rodando camuflados podem antecipar nova geração do Nivus com motorização híbrida

Protótipos camuflados têm sido flagrados rodando pelo Brasil nas últimas semanas, como indicam as fotos publicadas pelo perfil do Instagram @placaverde. De acordo com rumores da imprensa especializada e fontes ligadas à Volkswagen, trata-se de testes relacionados a um inédito sistema híbrido que equipará os novos modelos da marca no país.

A fabricante alemã investirá R$ 16 bilhões no Brasil até 2028 para ter quatro modelos inéditos, entre eles as novas gerações dos SUVs Nivus e T-Cross e uma picape intermediária para concorrer com a Fiat Toro. Também é prevista uma nova plataforma - possivelmente a MQB Hybrid - capaz de receber eletrificação.

A aplicação dessa nova arquitetura permitirá uma série de evoluções, como ampliar dimensões e aprimorar sistemas elétricos e eletrônicos dos carros da marca. O motor 1.5 turbo flex com sistema híbrido-leve (MHEV), que será fabricado em São Carlos-SP, deverá estrear a plataforma MQB Hybrid no Brasil.

Os novos modelos da Volkswagen, principalmente os SUVs, deverão ser equipados com o sistema híbrido convencional (HEV), que auxilia na tração do veículo sem depender de uma fonte externa para recarregar a bateria responsável pela alimentação do motor elétrico.

O SUV T-Roc, comercializado na Europa, será a referência tecnológica dos novos Nivus e T-Cross no Brasil, uma vez que a tecnologia híbrida (HEV) é estratégica para o mercado nacional por ter maior aceitação do público, que vê com bons olhos a redução no consumo de combustível e nas emissões e, consequentemente, reduzir a frequência das idas aos postos de abastecimento devido à maior autonomia dos carros dotados dessa tecnologia.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.