Ouvindo...

Volkswagen Tera surpreende e lidera vendas de SUVs em setembro

SUV lançado em junho superou os consolidados T-Cross e Toyota Corolla Cross no número de emplacamentos do último mês

Volkswagen Tera, lançado em junho deste ano, conquistou pela primeira vez a liderança mensal da categoria

O ranking de SUVs mais vendidos no Brasil sofreu uma reviravolta em setembro. O Volkswagen Tera, lançado em junho deste ano, conquistou pela primeira vez a liderança mensal da categoria, com 7.610 emplacamentos, superando o Toyota Corolla Cross, que registrou 7.282 vendas, segundo o último relatório da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

O resultado é simbólico em diferentes aspectos. De um lado, mostra a capacidade da Volkswagen de consolidar o seu novo SUV compacto no segmento mais competitivo do mercado brasileiro. De outro, expõe a vulnerabilidade do Corolla Cross diante da crise vivida pela Toyota após a destruição provocada por uma tempestade de sua fábrica de motores em Porto Feliz (SP), em setembro. A unidade é responsável pela produção dos propulsores dos modelos feitos pela marca no país. A partir de outubro, os efeitos da paralisação deverão pesar ainda mais nos números de vendas da fabricante japonesa.

Leia também

Fechando o pódio, o Nissan Kicks garantiu a terceira posição, com 6.319 unidades. Vale lembrar que esse volume considera a primeira geração, rebatizada de Kicks Play, e o novo modelo, lançado em julho.

Hyundai Creta e Chevrolet Tracker, ambos com mais de 5 mil emplacamentos, fecham a primeira metade do ranking de setembro. Na sexta posição, o Fiat Fastback mantém o ritmo de vendas desde o seu lançamento, em 2023.

Apesar da comemoração pelo avanço do Tera, a Volkswagen também enfrenta um contraste delicado: o T-Cross, líder absoluto no acumulado do ano, com 65.987 emplacamentos, despencou nas vendas em setembro, quando registrou 4.736 unidades licenciadas. A queda reforça a tese de que o modelo está sofrendo uma concorrência interna do “irmão” menor Tera.

No recorte geral do mercado, setembro mostrou recuperação após um agosto de ritmo mais lento. Foram 231.370 automóveis e comerciais leves vendidos, contra as 214.490 unidades comercializadas em agosto. A alta sugere um consumidor ainda disposto a investir em modelos de maior valor agregado, apesar do cenário de crédito restrito e juros elevados.

Os 15 SUVs mais vendidos em setembro de 2025, segundo a Fenabrave:

Volkswagen Tera – 7.610 unidades

Toyota Corolla Cross – 7.282 unidades

Nissan Kicks – 6.319 unidades

Hyundai Creta – 5.953 unidades

Chevrolet Tracker – 5.657 unidades

Fiat Fastback – 5.344 unidades

Jeep Compass – 5.291 unidades

Honda HR-V – 5.041 unidades

Volkswagen T-Cross – 4.736 unidades

Jeep Renegade – 4.547 unidades

Volkswagen Nivus – 4.173 unidades

Fiat Pulse – 3.756 unidades

Caoa Chery Tiggo 7 – 3.742 unidades

BYD Song – 3.246 unidades

GWM Haval H6 – 2.886 unidades

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.