Jaguar produz último modelo a combustão e fica sem carros até 2027

SUV F-Pace sai de linha, e marca britânica sem novos modelos até a estreia do elétrico Type 00

A Jaguar Land Rover (JLR) marcou o fim de uma era ao encerrar a produção do SUV F-Pace, último modelo da marca equipado com motores a combustão. A saída de linha do utilitário esportivo simboliza a transição definitiva da Jaguar para uma nova fase, focada exclusivamente em veículos elétricos, e deixa a fabricante sem lançamentos previstos até pelo menos 2027.

Lançado em 2016, o F-Pace teve papel central na história recente da Jaguar. Além de ser o SUV mais vendido da marca, o modelo ajudou a sustentar financeiramente a operação global em um período de forte retração dos sedãs e esportivos tradicionais. Ao longo de quase uma década, o F-Pace se consolidou como o principal produto da Jaguar em diversos mercados, combinando desempenho, luxo e apelo familiar.

A última unidade produzida foi um F-Pace SVR, versão de alto desempenho, que não será comercializada. O exemplar será preservado como parte do acervo histórico da marca, reforçando o caráter simbólico do encerramento da produção e o fim da era dos motores térmicos na Jaguar.

Com a aposentadoria do F-Pace, a Jaguar passa a não ter nenhum modelo em produção ou à venda durante um período de transição considerado ousado pelo setor. Nos últimos anos, outros carros da marca já haviam sido descontinuados, como os sedãs XE e XF, o SUV E-Pace, o esportivo F-Type e o elétrico I-Pace, preparando o terreno para uma reformulação completa do portfólio.

A expectativa agora gira em torno da nova geração de carros elétricos da Jaguar, que deve estrear a partir de 2027. Entre os projetos anunciados está um gran turismo elétrico de alto desempenho, que promete reposicionar a marca no segmento premium e enfrentar rivais já consolidados no mercado de elétricos de luxo.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...