A BYD recorreu ao cantor sertanejo Gusttavo Lima como estratégia para tentar impulsionar as vendas da Shark, picape híbrida plug-in que vem enfrentando dificuldades de aceitação no mercado brasileiro. Apesar da proposta tecnológica e do desempenho expressivo, o modelo lançado em 2024 acumulou cerca de 1.300 emplacamentos entre novembro do ano passado e novembro de 2025, número considerado abaixo das expectativas para o segmento.
Em novembro, o Itatiaia Auto mostrou que
Na tentativa de reverter esse cenário, a fabricante chinesa lançou a BYD Shark Edição Embaixador, uma série especial limitada a 30 unidades, vinculada à imagem do artista, que já participou de campanhas anteriores da marca no Brasil. A edição aposta no apelo aspiracional e será oferecida nas cores preto e verde, com preço de R$ 359.990 (R$ 19.810 a menos que o preço sugerido da versão convencional), disponível sob encomenda nas concessionárias da marca.
A BYD Shark se destaca pelo conjunto mecânico sofisticado. A picape combina um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos, entregando 437 cv de potência e 65 kgfm de torque combinados. Com esse conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 5,7 segundos, desempenho incomum para o segmento.
O modelo conta ainda com tração integral, diferentes modos de condução para terrenos variados e um pacote amplo de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, incluindo sistemas ADAS e câmeras com visão panorâmica.
Apesar dos atributos técnicos, especialistas do setor avaliam que o posicionamento da Shark ainda encontra resistência junto ao público tradicional de picapes médias. Esse consumidor costuma priorizar motores a diesel, maior capacidade de carga e boa liquidez no mercado de usados, características nas quais a proposta híbrida plug-in da BYD ainda busca maior aceitação e confiança.
Além do preço elevado, mesmo sendo híbrida, a Shark não é dos modelos mais econômicos. Segundo o Inmetro, as médias de consumo de gasolina da picape são de 9,5 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada, números facilmente superados por picapes a diesel.
A capacidade de carga de 790 kg também pode ser considerado um empecilho para a Shark. Para efeito de comparação, uma picape média a diesel é capaz de levar até uma tonelada.