Guia técnico: confira os passos para proteger o carro da maresia no litoral

Composta por gotículas de água salgada e sais minerais em suspensão, a maresia é um agente altamente corrosivo que acelera o processo de oxidação de metais

Composta por gotículas de água salgada e sais minerais em suspensão, a maresia é um agente altamente corrosivo que acelera o processo de oxidação de metais

Os meses de dezembro e janeiro combinam com viagens de carro à praia, um passeio divertido, mas que reflete no cuidado com a exposição do veículo aos elementos do ambiente litorâneo. Composta por gotículas de água salgada e sais minerais em suspensão, a maresia representa um desafio técnico para a conservação dos carros.

Com isso, enquanto planeja uma viagem de carro, o motorista também precisa pensar em maneiras de proteger a pintura e o motor do carro contra os efeitos da maresia no litoral, o que passa pela limpeza técnica correta até medidas preventivas. Altamente corrosiva, a maresia acelera o processo de oxidação de metais e degrada componentes plásticos e de borracha.

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Entenda os efeitos da maresia nos componentes automotivos

A maresia atua como um eletrólito potente, ao facilitar as reações eletroquímicas que resultam na ferrugem. A deposição do agente sobre a superfície do veículo, combinada com a umidade e o calor, cria o ambiente ideal para a corrosão. Os danos não se limitam à lataria, mas afetam também sistemas críticos para a segurança e o funcionamento do carro.

Os principais componentes vulneráveis são:

Pintura e verniz: A camada de sal depositada sobre a lataria é higroscópica, ou seja, atrai umidade do ar. Isso ataca o verniz, causando microfissuras, perda de brilho e, eventualmente, permitindo que a corrosão atinja a chapa de metal.

Chassi e suspensão: Sendo a parte mais exposta, o chassi, longarinas, bandejas de suspensão e molas sofrem oxidação severa, o que pode comprometer a integridade estrutural do veículo a longo prazo.

Sistema de freios: Discos, pinças e dutos de freio, geralmente feitos de ferro fundido, são extremamente suscetíveis à ferrugem, o que pode reduzir a eficiência da frenagem e aumentar o desgaste dos componentes.

Componentes do motor: Partes metálicas expostas no cofre do motor, como parafusos, abraçadeiras e alternador, podem oxidar. Os contatos elétricos e conectores também podem sofrer corrosão, causando mau funcionamento e falhas elétricas.

Borrachas e plásticos: O sal e a radiação UV intensa do litoral aceleram o ressecamento de borrachas de vedação, palhetas do limpador de para-brisa e peças plásticas.

Protocolo de proteção: antes, durante e depois da viagem

Uma proteção eficaz exige uma abordagem sistemática, com ações específicas para cada etapa da exposição do veículo ao ambiente marinho.

Medidas preventivas (antes da viagem)

Proteção da pintura: A aplicação de uma cera de alta qualidade, preferencialmente à base de carnaúba ou sintética, cria uma barreira física hidrofóbica entre o verniz e a maresia. Para uma proteção superior e mais duradoura, a vitrificação de pintura (ceramic coating) é a solução mais indicada, pois cria uma camada semipermanente de sílica que oferece alta resistência química.

Proteção do chassi: Realize uma lavagem detalhada da parte inferior do veículo e, em seguida, aplique produtos específicos para proteção de chassi, como sprays à base de óleos ou ceras que criam um filme protetor contra umidade e sal.

Hidratação de borrachas: Utilize sprays de silicone em todas as borrachas de vedação (portas, porta-malas) para evitar o ressecamento e rachaduras.

Cuidados durante a estadia no litoral

Estacionamento estratégico: Sempre que possível, estacione o veículo em locais cobertos. Se não houver opção, evite deixá-lo diretamente de frente para o mar, onde a incidência de maresia é mais intensa.

Uso de capas automotivas: Utilize capas que sejam respiráveis. Capas plásticas ou impermeáveis podem reter a umidade salina contra a lataria, criando um “efeito estufa” que acelera a corrosão.

Lavagens rápidas: Se a estadia for longa, realize lavagens periódicas apenas com água doce em abundância para remover o excesso de sal acumulado, com foco especial nas rodas, caixas de roda e sistema de freios.

Limpeza técnica (após o retorno)

A remoção completa dos resíduos de sal é crucial.

Lavagem completa da carroceria: Utilize um shampoo automotivo com pH neutro para não agredir a cera ou o vitrificador. Dê atenção especial às frestas, grades e emblemas.

Lavagem inferior (chassi): Esta é a etapa mais importante. Leve o veículo a um local especializado que possua elevador para uma lavagem detalhada do chassi, suspensão e caixas de roda, garantindo a remoção de todo o sal.

Limpeza técnica do motor: A limpeza do cofre do motor deve ser feita com extremo cuidado. Evite jatos de água com alta pressão. O ideal é usar produtos específicos para limpeza de motor (desengraxantes dielétricos) aplicados com pincéis e removidos com um pano úmido ou jatos de ar comprimido. Isso previne danos a módulos eletrônicos e conectores.

Erros comuns e soluções de longo prazo

A negligência ou a aplicação de técnicas inadequadas pode agravar os danos causados pela maresia. É fundamental evitar certas práticas e considerar investimentos em proteção duradoura.

Erros comuns a evitar:

Demorar para lavar o carro: Deixar o sal agir sobre a superfície por semanas após a viagem causa danos permanentes ao verniz e acelera a corrosão em pontos ocultos.

Ignorar a lavagem do chassi: A corrosão mais perigosa é a estrutural, que ocorre na parte inferior do veículo e não é visível no dia a dia.

Usar produtos de limpeza domésticos: Detergentes e outros produtos não automotivos podem remover a cera protetora e manchar a pintura e os plásticos.

Lavar o motor quente ou com alta pressão: O choque térmico pode trincar componentes metálicos e a alta pressão da água pode danificar partes elétricas sensíveis.

A proteção do veículo contra a maresia é um processo contínuo que combina prevenção, manutenção durante a exposição e uma limpeza técnica criteriosa.

Com isso, a aplicação de barreiras físicas como ceras ou vitrificadores na pintura, a limpeza rigorosa do chassi e do motor e a atenção aos detalhes são medidas fundamentais para preservar a aparência, a segurança, a funcionalidade e o valor de revenda do automóvel.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

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