A BYD inaugurou oficialmente, nesta quinta-feira (9), a sua linha final de montagem de veículos em Camaçari-BA, no local onde funcionou a fábrica da Ford durante 20 anos. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, ministros de Estado e diversas autoridades dos três Poderes.
O primeiro modelo montado na fábrica foi um BYD Song Pro, o primeiro carro da marca com motorização híbrida flex do planeta. O veículo configurado em uma versão que homenageia conferência climática COP 30, que será realizada em Belém (PA) em novembro, foi entregue a Lula durante a solenidade.
“Há 16 anos, criei os ‘Três Sonhos Verdes’ da BYD: gerar, armazenar e utilizar energia limpa. Ver esse ecossistema se tornando realidade aqui na Bahia é a materialização dessa missão”, disse Wang Chuanfu, fundador e CEO da BYD.
O executivo também ressaltou a importância do etanol brasileiro na estratégia global da empresa. “Decidimos trazer nossa tecnologia híbrida plug-in com um motor flex desenvolvido por e para este país. O carro que entregamos hoje ao presidente Lula é a prova de que a BYD não apenas investe no Brasil, mas cocria com o Brasil soluções únicas para o mundo”.
A maior fábrica de elétricos da América Latina
Localizada na recém-batizada Avenida BYD, o complexo de Camaçari já está em operação e possui capacidade inicial para 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 300 mil na segunda fase. Segundo a marca, o empreendimento emprega 1,5 mil colaboradores e é a maior unidade produtora de veículos elétricos da América Latina, além de ser a maior instalação da BYD fora da Ásia.
Durante o evento, o CEO Wang Chuanfu anunciou um novo investimento que dobrará a capacidade anual de produção para 600 mil unidades, com o objetivo de posicionar a empresa entre as três maiores montadoras do país até 2028 — e alcançar a liderança até 2030.
Com 4,6 milhões de metros quadrados (equivalente a 645 campos de futebol), o complexo reúne tecnologia de ponta, conectividade total e linhas de montagem erguidas em tempo recorde — apenas 15 meses após o início das obras e muita polêmica envolvendo as precárias condições de trabalho dos operários chineses, denunciadas no ano passado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e a Superintendência Regional do Trabalho na Bahia.
Tecnologia desenvolvida para o Brasil
O sistema DM-i (Dual Mode Intelligent) do BYD Song Pro combina propulsão elétrica predominante com um motor 1.5 a combustão que atua como gerador de energia.
No caso brasileiro, esse motor é flex, desenvolvido em parceria entre engenheiros chineses e brasileiros para funcionar com qualquer proporção de gasolina e etanol. A marca não revelou se houve alguma alteração nos números de potência e torque do modelo.
“O etanol é um diferencial estratégico do Brasil na transição energética. Incorporá-lo à nossa arquitetura DM-i representa um avanço histórico e consolida o país como protagonista global em mobilidade sustentável”, destacou Tyler Li, presidente da BYD do Brasil.
Produção global de 14 milhões de veículos
A cerimônia também marcou a produção do carro número 14 milhões da BYD no mundo: um Song Pro Edição Especial COP30, equipado com o novo sistema híbrido plug-in flex. A edição limitada em 30 unidades será doada à COP30 como símbolo do compromisso da empresa com a transição energética e a mobilidade sustentável.
De acordo com a BYD, foram necessários 13 anos para alcançar o primeiro milhão de veículos, mas apenas oito meses separaram os marcos de 13 e 14 milhões de unidades.
Atualmente, a BYD lidera as vendas globais de veículos elétricos, com mais de 1,7 milhão de unidades comercializadas entre janeiro e setembro deste ano. Essa marca supera em aproximadamente 400 mil unidades o volume da Tesla, então a maior fabricante de carros elétricos do mundo.
Expansão e liderança no mercado
A BYD responde por quase 80% dos carros eletrificados vendidos no Brasil em 2025. No acumulado do ano, também representa mais de 27% dos híbridos. A marca já ultrapassou 170 mil carros vendidos no país e alcançou a quarta posição no ranking nacional de vendas no varejo.
Atualmente, sua rede de concessionárias supera 200 lojas, com a meta de chegar a 250 nos próximos meses, cobrindo todos os estados brasileiros.
“Não vamos parar até alcançarmos a liderança total e absoluta de mercado”, destacou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil.
“Esta data ficará marcada como o dia em que uma companhia teve coragem de fabricar carros eletrificados no Brasil e no nordeste”, celebrou Stella Li, vice-presidente executiva global da BYD. “Seguiremos investindo no país, ajudando a gerar empregos, qualificar a força de trabalho e oferecer veículos mais modernos, tecnológicos e sustentáveis”, completou a executiva.