GM começa a montar o Chevrolet Spark na antiga fábrica da Troller, no Ceará

Em parceria com a Comexport, fabricante prevê montar quase 9 mil carros por ano a partir de 2026

Chevrolet Spark 2026

Com um aporte de R$ 400 milhões, a General Motors iniciou, na última quarta-feira (3), a montagem do Chevrolet Spark na Planta Automotiva do Ceará (PACE), em Horizonte. A operação, realizada em parceria com a Comexport, marca a estreia da produção local do SUV elétrico em regime Semi Knocked Down (SKD), no qual os kits chegam parcialmente montados da China e passam pela etapa final de montagem no Brasil.

Anunciada em setembro, a operação já ganhou escala antes mesmo do início efetivo da nacionalização. A previsão inicial de 4.800 unidades anuais praticamente dobrou — a meta agora é montar 8.800 veículos em 2026. A linha tem capacidade para produzir 20 carros por hora e até 10 mil unidades ao ano. Segundo a Comexport, o complexo cearense poderá gerar até nove mil empregos à medida que avança o processo de nacionalização e que o Spark passe a ser totalmente fabricado no país.

A PACE funciona no antigo parque fabril da Troller, desativado após a Ford encerrar as suas atividades produtivas no Brasil, em 2021. A Comexport, responsável pela operação, atua há anos na importação de modelos de diferentes marcas, como Toyota, Ford, Honda, Mercedes-Benz, GM, BYD, GWM, Renault e Volkswagen. Hoje, a unidade já trabalha com cerca de 35% de componentes nacionais e deve ampliar esse índice nos próximos ciclos de produção.

Atualmente tabelado em R$ 159.990 e posicionado para competir diretamente com o BYD Dolphin, o Chevrolet Spark é desenvolvido em parceria entre a GM e a SAIC. Na China, é vendido como Baojun Yep Plus. O SUV compacto elétrico mede 4 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,73 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, além de porta-malas de 385 litros. O motor elétrico dianteiro gera 101 cv de potência e 18,3 kgfm torque, alimentado pela bateria de 42 kWh, que fornece autonomia de 258 km, segundo o Inmetro.

Captiva EV também será montado em Horizonte-CE

A fábrica cearense também será responsável pela montagem do Captiva EV, que chegou ao Brasil em novembro importado da China por R$ 199.990. O modelo, que na Ásia é o Wuling Starlight S, começará a ser produzido em 2026, também em regime SKD. O SUV utiliza a plataforma Tianyu D da joint-venture GM-SAIC e mede 4,74 m de comprimento, com entre-eixos de 2,80 m e porta-malas de 532 litros. O conjunto elétrico entrega 201 cv e 31,6 kgfm, com velocidade máxima de 170 km/h. A bateria LFP de 60 kWh garante autonomia de 304 km (Inmetro), com recarga de 6,6 kW em AC e até 100 kW em DC.

A Comexport confirmou ainda um investimento adicional de R$ 500 milhões para pesquisa e desenvolvimento nos próximos cinco anos. Embora a Chevrolet inaugure a primeira fase do projeto, a PACE será uma fábrica multimarcas, modelo semelhante ao da Nordex, no Uruguai. A empresa não detalha quais fabricantes estão em negociação, mas fontes do setor apontam possíveis acordos com Omoda Jaecoo e MG Motor, que estudam expandir sua produção regional.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...