Fórmula 1: RBR lamenta ameaças de morte a piloto após comentários durante corrida no Catar

Equipe se pronunciou após a confusão do último domingo (30), em que houve acusações de erro proposital

Andrea Kimi Antonelli, piloto da Fórmula 1

Andrea Kimi Antonelli, piloto italiano da Fórmula 1, relatou ter recebido ameaças online após a prova do último domingo (30). Depois de cometer um erro, o atleta da Mercedes foi ultrapassado por Lando Norris, da McLaren, que disputa o título da temporada. Segundo o jornal inglês The Guardian e o site The Race, Antonelli recebeu milhares de mensagens abusivas, incluindo insultos homofóbicos e “várias ameaças de morte”.

Nas voltas finais, Norris, que vinha logo atrás na briga pela quarta posição, conseguiu a ultrapassagem quando Antonelli errou na curva nove e acabou saindo da pista na curva dez.

De acordo com o The Guardian, a acusação de erro proposital teve origem na própria RB, quando o engenheiro de Max Verstappen, Gianpiero Lambiase, afirmou pelo rádio que parecia que Antonelli “simplesmente encostou e deixou Norris passar”. As suspeitas foram reforçadas pelo consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, que disse que o italiano havia “acenado” para que Norris o ultrapassasse.

Diante das reações e do ataque massivo contra o jovem piloto, a RBR publicou um comunicado oficial:

“Os comentários feitos antes e imediatamente após o GP do Catar, sugerindo que o piloto da Mercedes, Kimi Antonelli, permitiu deliberadamente que Lando Norris o ultrapassasse, estão claramente incorretos”, diz a nota. “As imagens da repetição mostram Antonelli perdendo momentaneamente o controle do carro, permitindo assim que Norris o ultrapassasse. Lamentamos sinceramente que isso tenha levado Kimi a receber ofensas online.”

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Ouvindo...