O mercado de veículos seminovos e usados no Brasil alcançou um resultado histórico antes mesmo do fim do ano. Em novembro de 2025, o setor superou o recorde anual de vendas registrado em 2024, consolidando um período de forte expansão e demonstrando grande resiliência em meio às oscilações da economia.
Segundo dados divulgados pela Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), foram comercializados 16.734.441 veículos entre janeiro e novembro. O resultado ultrapassa o recorde anterior, de 15.777.594 unidades negociadas durante todo o ano de 2024, e representa um crescimento de aproximadamente 17% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Com esse ritmo, o segmento projeta encerrar 2025 com cerca de 18 milhões de veículos comercializadas, estabelecendo um novo patamar para o setor.
Apesar do desempenho positivo no acumulado, novembro registrou retração de 15,6% em relação a outubro, com 1.490.375 unidades vendidas. A redução, contudo, é atribuída ao menor número de dias úteis no mês — foram quatro a menos que no mês anterior.
“Está sendo um ano bom para o setor, confirmando as nossas previsões de um novo recorde. Estamos a um passo de um registro histórico e toda a categoria está de parabéns pelo empenho que vem demonstrando. Nós, da Fenauto, estamos muito felizes por contribuir para o crescimento do segmento, oferecendo novidades, produtos e informações para a geração de bons negócios, como fizemos em nosso Congresso, ponto alto desse movimento positivo. Continuamos com nosso trabalho e esperamos muitas coisas boas para 2026”, afirmou Enilson Sales, presidente da entidade que representa lojistas e revendedores independentes.
Modelos usados mais vendidos em novembro de 2025
Volkswagen Gol lidera as vendas no mercado de veículos usados
De acordo com a Fenauto, o Volkswagen Gol foi o carro usado mais negociado no último mês, com 63.448 unidades comercializadas. O Chevrolet Onix ficou na segunda posição (36.896 unidades), seguido pelo Hyundai HB20 (35.234 unidades).
A Fiat Strada fechou novembro na liderança entre os comerciais leves, com 35.258 unidades. Volkswagen Saveiro (21.049 unidades) e Toyota Hilux (18.422 unidades) fecharam o pódio.