Muitos veículos, principalmente SUVs e caminhonetes, têm o chamado sistema AWD (All-Wheel Drive), ou seja, tração integral. Ela se
O veículo com tração AWD, normalmente, manda a maior parte da força do motor apenas para um eixo, normalmente o dianteiro. Se o sistema detecta que as rodas deste eixo estão destracionando (girando em falso), imediatamente ele manda parte desta força para o outro eixo, que estará com maior tração. Tudo feito de forma automática.
Desgaste do pneus pode confundir tração
O sistema AWD dos veículos com tração integral faz constantes leituras, várias por segundo, para detectar quando alguma roda está perdendo aderência. Por isso, o cuidado especial com o desgaste do pneu nestes veículos é tão essencial.
Se um eixo está com pneus mais gastos do que outro, os computadores vão entender que aquele eixo com pneus piores está girando mais rápido (já que o diâmetro total diminuiu com menos borracha). Assim, ele irá “concluir” que ali, as rodas estão destracionando e, a tração que funciona sob demanda, ficará atuando constante com risco de superaquecimento do sistema.
Esquema do sistema de tração
Como prevenir
A melhor forma de evitar esse tipo de problema em veículos AWD é fazendo o rodízio de pneus corretamente, idealmente, a cada 10 mil km para manter o desgaste dos 4 de forma uniforme. A operação de rotação de pneus é simples.
Se os seus pneus forem direcionais (possuem uma seta indicando o sentido de rotação ou gravado “inside” e “outside” na lateral), eles não podem ser cruzados de um lado para o outro. Nesse caso, a rotação deve ser feita apenas movendo os pneus dianteiros para trás e os traseiros para frente, mantendo o mesmo lado.
Já no caso de eles serem pneus comuns :
- Pneus traseiros: movem-se para as posições dianteiras, mas trocam de lado. O pneu traseiro esquerdo vai para a posição dianteira direita, e o traseiro direito vai para a dianteira esquerda.
- Pneus dianteiros: movem-se para as posições traseiras, também trocando de lado. O pneu dianteiro esquerdo vai para a posição traseira direita, e o dianteiro direito vai para a traseira esquerda.
Consulte sempre o manual do seu veículo para seguir as orientações da montadora.