Tem um SUV ou picape AWD? Então cuidado redobrado com os pneus!

Além dos utilitários esportivos, outros carros com tração integral podem ter problemas com desgaste diferente dos pneus

Nos sistemas de tração integral, identificados pela sigla AWD (All Wheel Drive), o gerenciamento da força é automático

Muitos veículos, principalmente SUVs e caminhonetes, têm o chamado sistema AWD (All-Wheel Drive), ou seja, tração integral. Ela se diferencia do 4x4 tradicional pela forma de atuação, já que ela é permanente e, hoje em dia, gerenciada eletronicamente. Mais do que a performance no fora de estrada, os modelos AWD prezam pela segurança em terrenos de baixa aderência.

O veículo com tração AWD, normalmente, manda a maior parte da força do motor apenas para um eixo, normalmente o dianteiro. Se o sistema detecta que as rodas deste eixo estão destracionando (girando em falso), imediatamente ele manda parte desta força para o outro eixo, que estará com maior tração. Tudo feito de forma automática.

Desgaste do pneus pode confundir tração

O sistema AWD dos veículos com tração integral faz constantes leituras, várias por segundo, para detectar quando alguma roda está perdendo aderência. Por isso, o cuidado especial com o desgaste do pneu nestes veículos é tão essencial.

Se um eixo está com pneus mais gastos do que outro, os computadores vão entender que aquele eixo com pneus piores está girando mais rápido (já que o diâmetro total diminuiu com menos borracha). Assim, ele irá “concluir” que ali, as rodas estão destracionando e, a tração que funciona sob demanda, ficará atuando constante com risco de superaquecimento do sistema.

Esquema do sistema de tração

Como prevenir

A melhor forma de evitar esse tipo de problema em veículos AWD é fazendo o rodízio de pneus corretamente, idealmente, a cada 10 mil km para manter o desgaste dos 4 de forma uniforme. A operação de rotação de pneus é simples.

Se os seus pneus forem direcionais (possuem uma seta indicando o sentido de rotação ou gravado “inside” e “outside” na lateral), eles não podem ser cruzados de um lado para o outro. Nesse caso, a rotação deve ser feita apenas movendo os pneus dianteiros para trás e os traseiros para frente, mantendo o mesmo lado.

Já no caso de eles serem pneus comuns :

  1. Pneus traseiros: movem-se para as posições dianteiras, mas trocam de lado. O pneu traseiro esquerdo vai para a posição dianteira direita, e o traseiro direito vai para a dianteira esquerda.
  2. Pneus dianteiros: movem-se para as posições traseiras, também trocando de lado. O pneu dianteiro esquerdo vai para a posição traseira direita, e o dianteiro direito vai para a traseira esquerda.

Consulte sempre o manual do seu veículo para seguir as orientações da montadora.

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Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!

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