A Horse Powertrain, fabricante de motores controlada pela Geely e a Renault, apresentou um novo conjunto híbrido que promete elevados índices de eficiência e redução de emissões. Os testes do projeto H12 Concept foram conduzidos nos laboratórios da petrolífera espanhola Repsol.
Dois protótipos, derivados do motor HR12 1.2 turbo de três cilindros já usado na Europa, foram validados em testes de bancada e simulações veiculares. Eles trabalham em conjunto com uma transmissão híbrida com gerenciamento eletrônico de energia.
De acordo com os dados divulgados, o conjunto apresentou eficiência energética de 44,2%, índice considerado elevado para motores a combustão produzidos em série. O consumo declarado foi de 30,3 km/l pelo ciclo europeu WLTP, superando os 20 km/l do HR12 movido apenas a gasolina utilizado no Renault Clio europeu.
A Horse não divulgou os dados de potência e torque do H12 Concept, mas o HR12 convencional é aplicado em configurações de 80 cv a 140 cv com sistema híbrido leve de 48 Volts.
O conceito é compatível com a gasolina Nexa 95, produzida a partir de matérias orgânicas, como resíduos agrícolas e óleo de cozinha usado. Quando abastecido com esse combustível, o propulsor funciona com taxa de emissões próxima de zero.
A Horse explica que um carro médio equipado com esse conjunto e abastecido com Nexa 95, rodando 12.500 km por ano, pode emitir até 1,77 tonelada de dióxido de carbono (CO2) a menos que um modelo semelhante movido somente a gasolina ou diesel.
O H12 Concept poderá originar o motor que vai equipar os novos carros híbridos da Renault e da Geely. Como a Horse produz no Paraná os motores turbo de modelos da Renault e do Nissan Kicks, existe a possibilidade da aplicação desse propulsor na América do Sul futuramente.
O primeiro carro equipado com o H12 Concept será apresentado nos próximos meses para avaliar a possibilidade de sua aplicação em escala industrial.