Ouvindo...

Qual pneu comprar? Escolha certa vai além das medidas

Na escolha do componentes, outros fatores devem ser levadas em conta por questão de segurança

Números e letras no pneu: aprenda a decifá-los

Chegou a hora de trocar os pneus dos carros e muitos motoristas se preocupam apenas em manter as mesmas medidas de largura da banda e perfil. São aspectos importantes que devem ser respeitados, mas outras informações técnicas devem ser levadas em conta também: elas são essenciais para a segurança.
O que significam os números na lateral do pneu
Os números gravados na lateral do pneu são as medidas dele. Quer um exemplo? Vamos imaginar um pneu 205/55 R16 91H:

  • 205: largura do pneu em milímetros
  • 55: perfil do pneu em porcentagem da largura (55% de 205)
  • R: pneu radial
  • 16: diâmetro da roda em polegadas

É importante que esses números sejam respeitados, principalmente o diâmetro total do conjunto roda pneu. Se o motorista optar por um pneu de perfil mais baixo, mas mantendo a largura, por exemplo, 205/50, o diâmetro total ficará menor, afetando diretamente as relações de marchas que vai ficar mais “curta”.
O que mais respeitar na troca de pneu?
Ao escolher um pneu novo, o consumidor deve ficar atento aos índices de velocidade máxima e carga máxima admitidas pelo pneu. Um pneu com a inscrição “205/55 R16 91H” tem o índice de velocidade “H": significa que ele está apto a atingir até 210 km/h com segurança.

Índices de velocidade máxima permitidas

  • Q: 160 km/h
  • S: 180 km/h
  • T: 190 km/h
  • H: 210 km/h
  • V: 240 km/h
  • W: 270 km/h
  • Y: 300 km/h

Índice de carga máxima

O índice de carga máxima do pneu é um número que indica o peso máximo que cada pneu pode suportar com segurança quando está corretamente calibrado. Ele é essencial para garantir a estabilidade, segurança e durabilidade do veículo.

No caso do pneu 205/55 R16 91V, “91" é o índice de carga máxima suportada. Cada número corresponde a um peso específico em kg.

Lista de letras e carga máxima suportada:

  • 82: 475 kg
  • 85: 515 kg
  • 88: 560 kg
  • 91: 615 kg
  • 94: 670 kg
  • 97: 730 kg
Leia também

Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!