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Balanceamento e alinhamento aumentam a vida útil do pneu; saiba quado fazê-los

Os dois procedimentos são simples e a falta delas pode, por exemplo, provocar o desgaste irregular dos pneus

Imagem ilustrativa

Os serviços de alinhamento e balanceamento são fundamentais para prolongar a vida útil dos pneus — e muitos motoristas acabam se esquecendo de realizá-los. Recomenda-se que sejam feitos a cada 10 mil quilômetros ou após impactos fortes na suspensão, causados, por exemplo, por buracos. Mas por que eles são tão importantes?

O que é o balanceamento?

Serviço de balanceamento é feito com pequenas massas para equilibrar o peso do aro

O balanceamento é o processo de correção da distribuição de peso nas rodas do carro. Quando uma roda está “desbalanceada”, significa que há uma diferença de peso entre os lados da roda e do pneu, o que pode causar vibrações e instabilidade durante a condução.

O motorista pode identificar esse problema facilmente quando o volante (ou até mesmo a carroceria) começa a tremer em velocidades mais altas, geralmente acima de 50 km/h.

Além disso, o desbalanceamento provoca desgaste irregular nos pneus, deixando-os deformados. Também pode sobrecarregar componentes da suspensão, além de gerar desconforto para os ocupantes do veículo.

O balanceamento das rodas é simples: um equipamento gira a roda em alta velocidade e identifica o ponto de desequilíbrio. Com pequenas massas adesivas, o mecânico fixa os contrapesos no interior do aro, no ponto identificado, equilibrando o conjunto novamente.

É importante lembrar que, se o alinhamento não estiver corrigindo a vibração, a roda pode estar empenada, exigindo serviço especializado para o reparo.

O que é o alinhamento?

Hoje, alinhamento é feito em equipamentos computadorizados

O alinhamento do carro é um procedimento de manutenção que ajusta os ângulos das rodas para que fiquem paralelas entre si e perpendiculares ao solo. Cada modelo possui sua própria geometria e, na maioria dos casos, apenas o eixo dianteiro precisa passar pelo serviço.

Um carro desalinhado “puxa” para os lados, exigindo que o motorista mantenha o volante apontado para o lado oposto do desvio. Outro sintoma comum é o próprio volante desalinhado.

O desgaste irregular dos pneus também é um sinal claro de desalinhamento, facilmente identificado: normalmente, as bordas se desgastam mais rapidamente, podendo ser a interna ou a externa. Muitas vezes, o volante desalinhado é causado por danos nos componentes da suspensão. Nesses casos, recomenda-se a substituição das peças danificadas, e não o uso de equipamentos para desempená-las.

Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!